Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Participantes do Projeto Geoparque da UFSM visitam Caçapava do Sul

Na última sexta-feira (28) e no último sábado (29), uma comitiva de participantes do projeto Geoparque Caçapava, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), fez uma visita técnica à Caçapava do Sul, a fim de conhecer não apenas os principais monumentos, mas também a cultura da cidade e da região  como a área das Guaritas e Minas do Camaquã.

No total, 17 pessoas realizaram a visita à cidade  dentre professores, alunos e técnicos administrativos em educação (TAEs), bem como o Pró-Reitor de Extensão da Instituição, Flavi Ferreira Lisbôa Filho.

Para um dos participantes do projeto, o professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos, coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS) da UFSM, a visita foi de extrema importância para apresentar as possibilidades que a região tem a oferecer para o crescimento turístico, sob a perspectiva da criação do geoparque. “O acolhimento por parte de todos foi muito grande. Dá muita satisfação ver como a comunidade nos passou todas as informações das estruturas do local, da região, da parte geológica e geográfica, um conhecimento muito legal das possibilidades turísticas e também do esporte”, salientou. Ainda, para Lemos, a região é ímpar especialmente para o desenvolvimento de atividades físicas e de esportes na natureza, como ciclismo, caminhadas, trilhas, trecking, escaladas e canoagem.

Na ocasião, os visitantes, acompanhados por guias turísticos da cidade, puderam conhecer o centro histórico, o Forte Dom Pedro II, o Parque Municipal da Pedra do Segredo, Minas do Camaquã e as áreas selecionadas das Guaritas. Foi feita, ainda, uma visita à Cascata do Salso, acompanhada pelo Secretário adjunto de Cultura e Turismo de Caçapava do Sul, Erni Santos Rocha.

Texto: Andréa Ortis/ Pró-Reitoria de Extensão

Revisão Textual: Erica Medeiros/ Pró-Reitoria de Extensão