Apresentado pelas estudantes Maria Clara Junqueira Franco, do curso de Relações Internacionais, e Laura Vieira Moura, mestranda em Psicologia, o projeto “UNIDAS: Em defesa das mulheres na reconstrução do Rio Grande do Sul” foi um dos trabalhos avaliados este ano. A iniciativa surgiu durante a tragédia climática que atingiu o estado no mês de maio e buscou auxiliar meninas e mulheres afetadas pela catástrofe. Inicialmente, foram realizadas visitas a abrigos em Santa Maria e região e, após o período de calamidade, as visitações passaram a ocorrer diretamente nas comunidades onde essas meninas residiam.
As atividades realizadas consistem em rodas de conversa, distribuição de kits de higiene e conscientização sobre violências e abusos contra mulheres. “É muito significativo para nós apresentar esse trabalho, pois pretendemos promover essa articulação entre a comunidade acadêmica e a civil. Para isso, é necessário ultrapassar os muros da Universidade”.
Na JAI, foram apresentados dois banners sobre o projeto. O primeiro, intitulado “Considerações iniciais acerca do projeto Unidas: Em defesa das mulheres na reconstrução do Rio Grande do Sul”, explicou o início da ação. Já o segundo, denominado “Reflexões acerca das ações do projeto de extensão UNIDAS: Em defesa das mulheres na reconstrução do Rio Grande do Sul”, trouxe análises sobre as atividades realizadas.
Texto: Myreya Antunes, bolsista de jornalismo da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/ UFSM).
Revisão: Valéria Luzardo, Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).