Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) receberam, na quinta-feira, 28 de novembro, certificados pela participação na Operação Sentinelas Avançadas II, parte do Projeto Rondon. As voluntárias integraram a equipe que esteve em Rondônia durante os dias 11 e 28 de julho, em ações organizadas pelo Exército Brasileiro, com objetivo de promover a cidadania e a integração nacional.
Os certificados foram entregues pela vice-reitora da UFSM, Martha Adaimer. Receberam o reconhecimento as professoras Fernanda Reis Favarin, docente do curso de Nutrição do Campus Palmeira das Missões e coordenadora da operação, e Nina Trícia Disconzi Rodrigues, docente do curso de Direito da UFSM Campus Sede e coordenadora adjunta. A seleção da proposta de ação foi viabilizada por edital do Projeto Rondon, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE).
Sete alunas da UFSM atuaram na Operação Sentinelas Avançadas II e também ganharam os certificados: Bianca Ribeiro de Toledo, Daniela dos Anjos, Gabriela Capra Avila, Kaliandra Gallina, Natalia Montiel Sponchiado, Nicoly Mycaela Eidelwein e Stefanie Rodrigues Betinelli, todas do curso de Enfermagem do Campus Palmeira das Missões. Renata Antunes de Almeida, estudante de Direito, completou a equipe.
As atividades foram realizadas na 17ª Brigada de Infantaria da Selva, em Porto Velho, e no município de Ministro Andreazza. Durante o período de 17 dias, as alunas participaram de treinamentos de caça, construção de abrigos e identificação de frutos da Amazônia. A rotina das estudantes era composta por oficinas que iniciavam às 7h e, em determinados dias, encerravam às 22h, com intervalos para almoço e lanche.
Para a coordenadora Fernanda Reis Favarin, a experiência foi um marco histórico para o curso de Nutrição da UFSM, reforçando o papel da Universidade em contribuir para a justiça social e a cidadania. “Cada dia em Rondônia representou um novo aprendizado e um convite para compreender a cultura local, marcada por uma diversidade rica e complexa. Para mim, o Projeto Rondon proporcionou um crescimento pessoal e profissional inestimável”, descreve.
A professora também cita a importância do projeto para o desenvolvimento e a formação das estudantes, bem como para sua própria trajetória como docente. “A responsabilidade de guiar a equipe e garantir que cada aluno extraísse o máximo dessa experiência me desafiou a ser uma líder mais empática e observadora. Vi nos estudantes um amadurecimento intenso, o que me lembrou de que, como educadora, meu papel é, acima de tudo, estimular o desenvolvimento dos acadêmicos. Essa vivência também reafirmou minha crença no poder da extensão universitária e da troca cultural para transformar tanto a sociedade quanto a nós mesmos”.
Texto: Micael dos Santos Olegário, Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).
Revisão: Valéria Luzardo, Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).