Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Reconstrução RS: projeto da UFSM propicia contato de estudantes do Ensino Médio com o empreendedorismo

Desde 2020, iniciativa auxilia estudantes e professores na implementação de itinerários da reforma da base curricular do novo Ensino Médio



Desenvolvido pela professora Debora Bobsin, o projeto “Educação empreendedora e negócios de impacto no novo ensino médio” surgiu durante a pandemia. Na época, Debora foi convidada para palestrar sobre empreendedorismo social para os estudantes e, ao final do ano, recebeu outro convite para palestrar sobre Geoparque e Empreendedorismo. Durante esse evento, Debora recebeu queixas dos diretores da escola sobre as dificuldades de implementar os conteúdos do novo ensino médio. Assim, em 2021, nasceu o projeto que busca levar a educação empreendedora até escolas rurais de Caçapava do Sul.

Metodologias e práticas

Durante 2022 e 2023, a ação atendeu duas escolas piloto da implementação do novo Ensino Médio, na zona rural de Caçapava: Escola Antônio José Lopes Jardim e Escola Nossa Senhora da Assunção. Atualmente, as ações contemplam a escola Professora Gladi Machado Garcia, nas Minas do Camaquã, e são responsáveis por viabilizar a interação entre os adolescentes com questões ligadas ao empreendedorismo e à tecnologia. A coordenação do projeto conta com o apoio do professor de geografia André Borba e do fotógrafo Rafael Happke, que auxiliam os alunos em oficinas práticas. Uma das oficinas realizadas é a de roteiro, na qual os estudantes desenvolvem documentários sobre a reconstrução de um monumento simbólico da comunidade das Minas do Camaquã. A produção de vídeos não é novidade para os alunos, que já desenvolveram três curtas baseados em contos de suas próprias autorias, apresentados em um festival cultural e literário ofertado na escola Gladi Garcia.

O projeto oferece diversas oficinas de capacitação para alunos e professores, visando facilitar a aprendizagem de conteúdos práticos relacionados ao empreendedorismo, previstos nos itinerários formativos dos alunos dos anos finais do ensino médio. Além disso, busca promover a valorização do contexto local, social e histórico. “Hoje em dia, o projeto também envolve outros desafios, mas a questão do empreendedorismo continua porque ela permeia tudo – mas hoje falamos disso sem falar necessariamente em empreendedorismo. Nós buscamos discutir empreendedorismo para que os alunos valorizem a identidade da comunidade na qual estão inseridos”, explica Débora.


Texto: Myreya Antunes, da Subdivisão de Divulgação e Editoração– PRE

Revisão: Catharina Viegas de Carvalho, Subdivisão de Divulgação e Editoração – PRE.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-10827

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes