Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Operação Rondon: UFSM participa de novas ações em Rondônia

Mais de 40 atividades fizeram parte da ação, que foi protagonizada por um time formado totalmente por mulheres.

Equipe era formada totalmente por mulheres.

Entre os dias 13 e 25 de julho, um grupo de dez “rondonistas” membros do corpo estudantil e docente da UFSM protagonizaram uma ação da Operação Rondon em Rondônia. Intitulada como “Operação Sentinelas Avançadas II”, a iniciativa levou oficinas e outras atividades cidadãs para a população de Ministro Andreazza, localizada a 452 quilômetros da capital, Porto Velho.

Para a ação, participaram sete estudantes do curso de Enfermagem (Kaliandra Gallina, Nicoly Mycaela Eidelwein, Bianca Ribeiro de Toledo, Daniela dos Anjos, Stefanie Rodrigues Betinelli, Gabriela Capra Avila e Natalia Montiel Sponchiado) e uma estudante de Direito (Renata Antunes de Almeida). As estudantes atuaram sob a orientação de Fernanda Reis Favarin, docente no curso de Nutrição do campus de Palmeira das Missões, e Nina Trícia Disconzi Rodrigues, do curso noturno de Direito do campus sede.

Rondonistas levaram conhecimentos para a comunidade por meio da extensão.

A equipe trabalhou junto de estudantes do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, originários de São João Del-Rei (MG), que atuaram nas áreas de: comunicação, meio ambiente, tecnologia, produção e trabalho. A UFSM foi responsável pelas áreas de: saúde, educação, direitos humanos, justiça e cultura, com a realização de oficinas e outras atividades de desenvolvimento da comunidade. Ao todo, apenas da UFSM, foram realizadas mais de 40 atividades para a população andreazense.

A Operação Rondon é uma iniciativa federal que visa contribuir para a formação cidadã de estudantes universitários, por meio de extensão. Em fevereiro, outro grupo de estudantes e docentes da UFSM participou de uma ação semelhante no estado de Sergipe.

Texto: Pedro Souza, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Revisão: Melissa Martini, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE