Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PRE participa de debates do Fórum Rota Turística dos Geoparques

Encontro teve participação de gestores de diferentes municípios da região. Servidora da PRE fez apresentação no evento



Foto colorida de grupo de pessoas em pé durante evento em Caçapava do Sul
Diferentes servidores da PRE participaram do Fórum – Foto: Divulgação/PRE

A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participou, nesta quinta-feira (27 de março), do Fórum da Rota Turística dos Geoparques, Patrimônio, Turismo e Sustentabilidade. O encontrou reuniu diferentes pesquisadores e autoridades regionais e estaduais na Pousada Olival Vila do Segredo, em Caçapava do Sul (RS).

O objetivo foi discutir estratégias para a valorização do patrimônio cultural e natural. A intenção é fortalecer o turismo sustentável na Região Central do Rio Grande do Sul a partir de um produto turístico que aproxime os Geoparques e os municípios, promovendo a realização de ações políticas conjuntas para impulsionar o desenvolvimento regional.

Participaram gestores dos municípios de Caçapava do Sul, Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma do Sul, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine, Silveira Martins e Lavras do Sul. A UFSM foi representada pela vice-reitora Martha Adaime, pelo Pró-Reitor de Extensão, Flavi Lisboa, pelo técnico responsável pela Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Cidadania (CODERC), Leandro Gabbi, além de outros servidores da PRE.

Técnica em laboratório e turismo da Subdivisão de Geoparques, Bibiana Schiavini Gonçalvez Toniazzo foi uma das painelistas do evento e fez uma apresentação sobre as estratégias adotadas para o desenvolvimento do turismo sustentável nos geoparques Caçapava e Quarta Colônia. Outras apresentações abordaram temas como comercialização de produtos turísticos e olivicultura.

O Fórum também contou com a presença do Secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini. Em sua manifestação, o gestor apontou relevância de ações para melhorar a infraestrutura regional, inclusive do ponto de vista da acessibilidade e inclusão, como aspectos essenciais para o turismo. “Reconstruir o nosso Rio Grande é fazê-lo adaptando-o às novas necessidades, queremos um turismo acessível para todos”, destacou Ronaldo.

Um novo encontro deverá ser realizado em breve para organizar o cronograma e os detalhes da Rota Turística dos Geoparques.

Foto colorida de Bibiana em pé, falando com um microfone na mão. Ao fundo, aparece apresentação projetada em parede.
Bibiana comentou sobre estratégias de turismo sustentável nos geoparques -Foto: Divulgação/PRE

Texto: Micael dos Santos Olegário, Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

Revisão: Catharina Viegas de Carvalho, Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-11431

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.