A iniciativa “Trilha de Inovação Social” do Hub IS, da Incubadora Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) será um dos projetos apresentados no South Summit Brazil 2025, um dos principais eventos da área de inovação do país. Na última sexta-feira, 21 de março, a novidade foi anunciada em evento realizado no Complexo Multicultural da Antiga Reitoria.
O encontro contou com a presença de Cleni Silva de Oliveira, representante da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do RS, e de Bruno Bastos, gerente de startups do South Summit Brazil.
O evento foi dividido em dois momentos, o primeiro teve a mentoria para devolutiva do modelo C para os empreendimentos pré-incubados, conduzida pela professora Débora Bobsin, e o segundo uma palestra sobre propriedade intelectual com Lúcio Dornelles, professor da UFSM, focada em estratégias para a proteção de inovações e negócios.
Baseada nos pilares inovar, conectar e compartilhar, a Trilha de Inovação Social envolve diferentes etapas, como cursos de capacitação, pré-incubação, incubação, pós-incubação e o estabelecimento de parcerias externas. O objetivo do projeto está em potencializar negócios de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e/ou de baixa renda.

Reconhecimento
O trabalho da Incubadora Social foi um dos doze projetos escolhidos para serem apresentados no South Summit Brazil. O destaque ocorre graças à metodologia adotada para impulsionar novas ideias e negócios, com a criação de um ecossistema dinâmico e colaborativo, ponto chave da atuação do Hub IS nos 37 municípios do Território Imembuy.
Coordenador da Incubadora Social e do Hub IS, Lucas Ávila destaca que “o resultado deste processo fortalece ainda mais o trabalho desenvolvido pela UFSM em empreendedorismo e inovação social, impactando positivamente na geração de novos modelos de negócios e rentabilidade, especialmente de pequenos empreendedores”.
Diretor adjunto da SICT, Claudir Padia destaca que o projeto da Trilha de Inovação Social une sustentabilidade, impacto social e inovação colaborativa, servindo de modelo para outros hubs de inovação. “A presença no South Summit potencializa não apenas o reconhecimento das ações desenvolvidas na Região Central do Estado pela UFSM, mas também posiciona a Universidade como protagonista na articulação de soluções transformadoras, promovendo conexões estratégicas e consolidando o projeto como uma referência em inovação social no Brasil e, quem sabe, em escala global”, complementa Claudir.
Pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Lisboa ressalta o orgulho em ter a iniciativa do Hub de Inovação Social selecionada para participar do evento. “O Hub IS vem se qualificando muito e abraçou um projeto robusto e sólido que fornece formação para nossos empreendedores, qualificando seu trabalho no dia-a-dia”, aponta Flavi.
Neste ano, o South Summit Brazil será realizado de 9 a 11 de abril, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Em sua quarta edição no país, o evento reúne investidores, empresas, startups e palestrantes de diferentes Estados e países. Com sete palcos em uma área de 38m², a programação terá cinco áreas temáticas: sustentabilidade, digitalização, ecossistema, mudança social e the edge.

Sobre o trabalho do Hub IS
Idealizado como parte do trabalho da Incubadora Social, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (PRE), a Hub IS estabelece uma rede de suporte para empreendedores, ampliando as ações dos programas Progredir Santa Maria, Progredir Saúde e Progredir Caçapava.
Ao todo, a trilha envolve mentoria e apoio durante 48 meses. As principais áreas de trabalho junto aos participantes envolvem temáticas como artesanato e design sustentável, reciclagem e upcycling, modelagem têxtil e economia criativa.
Ao final do processo de incubação, as iniciativas têm oportunidade de firmar parcerias com o ecossistema de contatos e referências da Incubadora Social, incluindo 125 empreendedores em Caçapava do Sul, 112 empreendedores na Quarta Colônia e 167 empreendedores em Santa Maria.

Texto: Micael dos Santos Olegário, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM)
Revisão: Catharina Viegas de Carvalho, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).