Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pró-Reitoria de Extensão lança revista sobre ações de apoio à reconstrução após enchentes



A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) lançou nesta terça-feira, 25 de março, a revista Reconstrução RS: Relatos das ações de extensão e solidariedade da UFSM em resposta ao desastre socioambiental no Rio Grande do Sul”. A produção, em formato de e-book, apresenta um panorama a partir de algumas ações desenvolvidas para apoiar as comunidades atingidas pelas chuvas e enchentes de abril e maio de 2024 no Rio Grande do Sul.

Organizada em reportagens, elaboradas pelo jornalista Micael Olegário, a revista descreve a mobilização de docentes, técnicos administrativos educacionais e estudantes de diferentes cursos e campi no período de calamidade pública no Estado. Os textos abordam, por exemplo, os projetos apoiados pela chamada humanitária “Reconstrução RS”, estratégia análoga ao Projeto Rondon, e pelo Programa UFSM Solidária e Cidadã.

Os capítulos incluem relatos e depoimentos de membros das comunidades, com foco em localidades do Território Imembuy. Entre as atividades descritas estão projetos para arrecadação de donativos, monitoramento de questões climáticas e meteorológicas, atendimento de saúde e suporte aos produtores rurais e às escolas.

Mapa colorido com pontos nos municípios que fazem parte do Território Imembuy na região central do RS
Mapa mostra as áreas de atuação da proposta de desenvolvimento regional do Território Imembuy – Divulgação/PRE

Os textos estão organizados a partir dos eixos temáticos da extensão da UFSM (Artes e Letras, Comunicação, Cultura, Desenvolvimento Regional, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Esportes, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho) e dos territórios dos municípios alcançados pelas ações extensionistas. 

Durante o período de realização das ações e projetos, a gestão da UFSM destinou parte dos recursos orçamentários para o financiamento das ações. Ao todo, foram R$ 239 mil em investimentos no Programa UFSM Solidária e Cidadã e na chamada humanitária Reconstrução RS, incluindo a participação de 175 bolsistas.

Pró-Reitor de Extensão da UFSM, Flavi Lisboa ressalta a importância das respostas da Universidade às necessidades da comunidade diante do desastre socioambiental, com uma atuação baseada nos pilares da resiliência,  solidariedade e cidadania. “A extensão busca a transformação social, mas não se esquiva do trabalho pontual, quando  necessário, para amenizar as consequências de uma calamidade que expõe as assimetrias e desigualdades sociais e econômicas históricas no nosso país”, pontua Flavi.

Através da publicação, a UFSM reforça seu compromisso com a responsabilidade social e o bem-estar coletivo, especialmente em momentos de calamidade, auxiliando na reconstrução física, emocional e social de pessoas e comunidades.

Link da revista: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/34563 

Texto: Micael dos Santos Olegário, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

Revisão: Catharina Viegas de Carvalho, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-11374

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.