A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) lançou nesta terça-feira, 25 de março, a revista “Reconstrução RS: Relatos das ações de extensão e solidariedade da UFSM em resposta ao desastre socioambiental no Rio Grande do Sul”. A produção, em formato de e-book, apresenta um panorama a partir de algumas ações desenvolvidas para apoiar as comunidades atingidas pelas chuvas e enchentes de abril e maio de 2024 no Rio Grande do Sul.
Organizada em reportagens, elaboradas pelo jornalista Micael Olegário, a revista descreve a mobilização de docentes, técnicos administrativos educacionais e estudantes de diferentes cursos e campi no período de calamidade pública no Estado. Os textos abordam, por exemplo, os projetos apoiados pela chamada humanitária “Reconstrução RS”, estratégia análoga ao Projeto Rondon, e pelo Programa UFSM Solidária e Cidadã.
Os capítulos incluem relatos e depoimentos de membros das comunidades, com foco em localidades do Território Imembuy. Entre as atividades descritas estão projetos para arrecadação de donativos, monitoramento de questões climáticas e meteorológicas, atendimento de saúde e suporte aos produtores rurais e às escolas.

Os textos estão organizados a partir dos eixos temáticos da extensão da UFSM (Artes e Letras, Comunicação, Cultura, Desenvolvimento Regional, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Esportes, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho) e dos territórios dos municípios alcançados pelas ações extensionistas.
Durante o período de realização das ações e projetos, a gestão da UFSM destinou parte dos recursos orçamentários para o financiamento das ações. Ao todo, foram R$ 239 mil em investimentos no Programa UFSM Solidária e Cidadã e na chamada humanitária Reconstrução RS, incluindo a participação de 175 bolsistas.
Pró-Reitor de Extensão da UFSM, Flavi Lisboa ressalta a importância das respostas da Universidade às necessidades da comunidade diante do desastre socioambiental, com uma atuação baseada nos pilares da resiliência, solidariedade e cidadania. “A extensão busca a transformação social, mas não se esquiva do trabalho pontual, quando necessário, para amenizar as consequências de uma calamidade que expõe as assimetrias e desigualdades sociais e econômicas históricas no nosso país”, pontua Flavi.
Através da publicação, a UFSM reforça seu compromisso com a responsabilidade social e o bem-estar coletivo, especialmente em momentos de calamidade, auxiliando na reconstrução física, emocional e social de pessoas e comunidades.
Link da revista: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/34563
Texto: Micael dos Santos Olegário, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).
Revisão: Catharina Viegas de Carvalho, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).