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Progredir Geoparque Caçapava reinicia suas atividades em 2025

Mais cinco cursos estão previstos para iniciar até julho deste ano



O Progredir Geoparque Caçapava realizou a abertura oficial das atividades de 2025 no último dia 17 de março, com a aula inaugural do curso “Olhares do Geoparque: explorando a essência visual de Caçapava”, em um momento de boas-vindas aos integrantes do programa. O evento ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Floresta, de Caçapava do Sul, e contou com a presença de representantes das instituições envolvidas: Angelita Zimmermann, integrante da equipe da UFSM e responsável técnica pelo Progredir Geoparques; Silvia Letícia Neto, coordenadora do CRAS Floresta; Eva Moreira, coordenadora do CRAS Sul; Nauristela Cristina Spode, secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, acompanhada de sua adjunta, Aline Oliveira; Ignácio Lemos, secretário de Inovação, Cultura e Turismo, também acompanhado de sua adjunta, Ana Márcia Madrid, representantes da Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul; além das tutoras do Progredir, Alice Melo Xavier (comunicação interna), Vitória Moreira da Costa (educação externa) e Beatriz Barbosa Bender (educação interna). Estiveram presentes também, o instrutor do curso, Renan de Paula Binda, a cuidadora infantil, Veridiana da Silva Leal e 24 do total de 27 pessoas inscritas para a realização do curso. 

Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão – Área de Desenvolvimento Regional, o Progredir Geoparques UFSM, que tem como responsáveis as servidoras Jaciele Carine Vidor Sell, coordenadora, e Angelita Zimmermann, responsável técnica, é fruto do recurso financeiro do Governo Federal, junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), de formação profissional destinada, prioritariamente, às pessoas inscritas no Cadastro Único do município. A iniciativa do Progredir Geoparque Caçapava é realizada em uma importante parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria, a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho e os CRAS Floresta e Sul, de Caçapava do Sul, essenciais para a implementação do programa. 

Com atividades iniciadas em 2024, mais de 80 certificados foram emitidos ao término dos cursos de 52 horas ocorridos no município, em uma formatura envolvendo os cursos: “O uso de plantas medicinais e seus subprodutos”, “Gestão de mídias sociais na promoção de cultura e turismo ambiental no Geoparque de Caçapava do Sul-RS”, “Domínio Comum I – Geoparque Caçapava” e “Condutor de Turismo”. 

Para 2025, estão previstos mais cinco cursos: 

Olhares do Geoparque: 

  • Explorando a essência visual de Caçapava;
  • Do pampa ao prato: sabores e aromas das plantas e frutíferas nativas; 
  • Cozinha empreendedora: sabores, técnicas e oportunidades;
  • Curso de bonecas de pano, patchwork, biscuit e reciclagem em vidros e lata;
  • Domínio Comum II – Geoparque Caçapava.

    Além da turma iniciada hoje, já estão abertas as inscrições para o curso “Do pampa ao prato: sabores e aromas das plantas e frutíferas nativas”, que será ministrado pela instrutora da UFSM, Suzane Bevilacqua Marcuzzo, com início previsto para o mês de abril. A proposta foca no desenvolvimento da ecogastronomia e nas possibilidades de uso da flora nativa em produtos alimentares, a fim de promover a preservação do bioma do território. 

    O Progredir Geoparques tornou-se uma referência em formação profissional e apoio integral aos estudantes, desde a qualificação ofertada, envolvendo instrutores da UFSM e da comunidade externa, até a certificação emitida pela instituição. O programa conta com a disponibilidade de cuidadoras para o atendimento e recreação de crianças de zero a seis anos (filhos de estudantes matriculados nos cursos), disponibilização lanches e kits didáticos (contendo um squeeze, uma camiseta e uma ecobag), viagens técnicas, material impresso em apostilas e espaços kids. Todo o trabalho necessário para o desenvolvimento das atividades no município junto aos CRAS, que inclui a busca ativa pelo público-alvo desta ação extensionista, tem o auxílio de três tutoras, uma interna à UFSM e duas externas, residentes em Caçapava do Sul. 

    Essas características são importantes para a permanência dos estudantes, especialmente para mulheres que já têm filhos e contam com a estrutura e organização ofertadas para concluir sua formação nos cursos ofertados. “As egressas têm manifestado a importância de poder contar com pessoas qualificadas, tanto para o conhecimento adquirido nas aulas teóricas e práticas como para o atendimento de seus filhos enquanto elas estudam e aprendem com mais concentração e tranquilidade”, comenta Angelita Zimmerman.

    Além disso, de acordo com Angelita, os cursos ofertados em Caçapava do Sul no ano passado tiveram um índice de evasão abaixo da média, “o índice de evasão dos alunos do Progredir foi baixíssimo, em torno de 30%, o que comprova a importância do fomento às políticas públicas dessa magnitude”, explica a responsável técnica.

    Silvia Letícia Neto, coordenadora do CRAS Floresta e responsável pelas atividades do Programa no município, afirma que o Programa Progredir tem alcançado seu objetivo de capacitar as pessoas para a autonomia financeira e geração de renda, principalmente dos inscritos no Cadastro Único. “É possível constatar que os participantes não só adquiriram conhecimento, técnicas e habilidades em diversas áreas, como também aprofundaram informações sobre o município, sua história e suas potencialidades, a partir do território”. Acrescentou ainda que, “dessa forma, nota-se a promoção da inclusão social como principal produto dessa vivência para todos os participantes, e esse resultado é extremamente relevante para o desenvolvimento social do município”. 

    A equipe de trabalho, composta pela UFSM, pelos CRAS e pelos gestores de Caçapava do Sul, está com muita expectativa em receber mais alunos no programa, visto que suas temáticas e áreas do conhecimento têm um potencial significativo para a abertura de outras oportunidades, individuais e coletivas, de qualificação profissional, trabalho e renda para os moradores do território, alinhadas às prerrogativas do Geoparque Caçapava Mundial da UNESCO.

    Turma presente na abertura do curso “Olhares do Geoparque: explorando a essência visual de Caçapava”.
    Instrutor Renan Binda e representantes das instituições envolvidas no projeto.

    Texto: Alice Melo Xavier, tutora de comunicação do Progredir Geoparque Caçapava.

    Revisão: Catharina Viegas de Carvalho, bolsista de revisão textual da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

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