O programa de extensão Kháos Cia de Dança, ligado ao curso de Dança – Bacharelado da UFSM, é coordenado pelo professor Daniel Silva Aires e faz parte das iniciativas de extensão universitária desde o ano de 2023. Agora, com o objetivo de agregar novos participantes, será realizada uma audição para seleção de novos bailarinos com experiência prévia em dança contemporânea, sejam eles pertencentes ou não à comunidade acadêmica.
As inscrições podem ser feitas por meio do formulário até o dia 5 de março. A audição ocorrerá no dia 7 de março, na sala 3106, prédio 40C. O processo seletivo será composto por cinco etapas, incluindo a apresentação de um solo de dança autoral. São disponibilizadas quatro vagas para início imediato e duas vagas para suplência.
Sobre a Kháos
Desde 2023, a ação extensionista busca viabilizar a produção, criação e circulação de obras cênicas de Dança, além de ampliar o acesso da comunidade a esses produtos culturais. De acordo com o professor Doutor em Artes Cênicas Daniel Silva Aires, coordenador do Kháos Cia de Dança, um dos objetivos principais do programa é criar um espaço propício para o desenvolvimento da dança em Santa Maria, evitando que docentes e discentes precisem se deslocar da cidade para grandes centros urbanos, onde o cenário artístico já está mais consolidado. “Considero muito importante a possibilidade de que acadêmicos, egressos e profissionais possam criar no mesmo ambiente, com os mesmos propósitos. Além de capacitar os processos formativos dos estudantes, isso permite a absorção de profissionais atuantes na área que não necessariamente tenham a academia como experiência formativa”, comenta Daniel.
Para esse ano, a expectativa do programa é trabalhar na manutenção do espetáculo “Amordor”, que estreou em 2024 e, recentemente, foi aprovado para apresentação no 19° Festival Palco Giratório SESC Porto Alegre, em 2025. Além disso, a criação de uma nova obra está nos planos do grupo. O espetáculo “Bromélia” combinará dança contemporânea e performativa para discutir os temas de vida e morte, encanto e desencanto, com a colaboração de Veronica Prokopp.
A inicativa extensionista Kháos Cia de Dança desempenha um papel fundamental na promoção da cultura, expandindo seu alcance para além dos muros da UFSM e atingindo também um público não universitário por meio de seus espetáculos.
Para mais informações, acompanhe o Instagram: @khaos_ciadedanca
Texto: Myreya Antunes, bolsista de jornalismo da Subdivisão de Divulgação e Editoração (SDE/PRE).
Revisão: Valéria Luzardo, da Subdivisão de Divulgação e Editoração (SDE/PRE).
Imagens: Carolina Cabral