
O desejo de fazer da extensão uma prática intrínseca da formação de estudantes do curso de Relações Públicas foi o que levou à criação do projeto de extensão Comunicare RP. A iniciativa é coordenada por Lana D’Ávila Campanella, professora do Departamento de Comunicação do Campus Frederico Westphalen (UFSM-FW), e promove atividades voltadas para a comunidade regional, em especial entidades e empresas da área da comunicação.
“A extensão é muito forte na minha vida”, destaca Lana Campanella. De acordo com ela, o projeto foi criado para fazer com que os estudantes de Relações Públicas e Jornalismo pudessem ter contato direto com a prática ao longo de toda a graduação. As linhas de atuação do Comunicare RP são: planejamento estratégico, calendarização, gestão de eventos, projetos de sustentação e ações sociais.
O projeto conta com estudantes da UFSM-FW e também do Campus Sede, uma vez que a maior parte das atividades é feita de forma remota. “Nós fomos muito bem aceitos aqui em Frederico Westphalen, o que me surpreendeu por ser uma cidade pequena”, conta Lana, sobre o início do Comunicare RP em 2018. Como exemplo, a professora menciona as diferentes parcerias com a Associação Empresarial de Frederico Westphalen (AEFW).
Em 2024, o projeto foi contemplado em edital do Observatório de Direitos Humanos (ODH), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE). Com a iniciativa “Ressocializar: um ato de amor”, a equipe do Comunicare RP promoveu cursos, palestras e rodas de leitura para capacitar os cidadãos em situação de cárcere no Presídio de Frederico Westphalen. O foco das atividades foi resgatar a dignidade e dar oportunidade para as pessoas adquirirem competências e habilidades para reingresso no mercado de trabalho.
A ação de finalização da iniciativa, realizada no dia 6 de dezembro de 2024, teve a participação de representantes do ODH. “Estes cursos que fizemos me trouxeram um aprendizado muito grande para o momento em que eu voltar para a sociedade. Vai me ajudar muito no negócio que quero montar. Aprendi a ter atenção em como atender as pessoas e como devo dirigir meu estabelecimento”, afirmou um dos participantes do Ressocializar.

Depoimentos e experiências
Isadora Konzen é estudante do terceiro semestre de Relações Públicas e voluntária no Comunicare RP. Natural de São Martinho (RS), ela conheceu o projeto logo após o ingresso no curso. “O que me motivou a participar foi ver que o projeto vai me ajudar no futuro e me ajuda agora, na faculdade”, explica a estudante.
De acordo com Isadora, o ambiente do projeto é como “uma família”, o que deu confiança para que ela aceitasse ser uma das gestoras das ações. “O Comunicare RP está me ajudando a dar meus primeiros passos como profissional”, acrescenta. Neste ano, a expectativa dela é participar das visitas técnicas realizadas pelo projeto em veículos da grande mídia regional e estadual, como RBS TV e Bandeirantes.
Segundo Lana Campanella, a maioria dos estudantes que participaram do projeto já estão inseridos no mercado de trabalho, o que aumenta o interesse dos novos alunos e alunas. “O impacto é muito positivo em termos de empregabilidade e de oferta de estágio na cidade e, também, dentro da Universidade. Os alunos se sentem muito motivados, mesmo em tempos que a gente está correndo atrás de aluno”, descreve a docente da UFSM.
Egressa do curso de Relações Públicas, Leticia Giovanelli participou do Comunicare RP por dois anos e meio. Nesse período, participou da coordenação e de diversas atividades, principalmente no setor de eventos. “Tive ainda a oportunidade de ser bolsista em Planejamento de Comunicação no Geoparque, onde desenvolvi estratégias de comunicação, mantive canais ativos com entes públicos e privados e participei da organização de eventos institucionais”, relembra a profissional.
O depoimento de Letícia revela o papel que o projeto exerce no desenvolvimento da curricularização da extensão na UFSM, como parte da tríade com o ensino e a pesquisa. “Sou imensamente grata a tudo que a extensão universitária me proporcionou. Cada ação foi essencial para consolidar minha visão estratégica, meu senso de liderança e minha paixão pela comunicação”, afirma Letícia.
Mais informações podem ser obtidas no site do Comunicare RP. ou pelo Instagram @comunicarerp.

Texto: Micael dos Santos Olegário, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).
Revisão: Catharina Viegas de Carvalho, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).