Idealizado pela professora de Educação Física Ariane Corrêa Pacheco e pelo professor de Dança Jessé da Cruz, o Programa Brinca + UFSM: lazer e cultura popular em movimento surgiu em 2024 com o intuito inicial de fomentar projetos de extensão voltados às infâncias e integrar uma “rede de apoio” para as mães estudantes da Universidade. Atualmente, o projeto prioriza a participação de crianças que residem na Casa do Estudante Universitário (CEU), além de filhos de servidoras, estudantes da UFSM e alunos da rede pública de Santa Maria que se encaixam na faixa etária do programa. Em 2024, o Brinca+UFSM contou com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e promoveu Oficinas vinculadas ao Teatro, Dança e Educação Física.
Práticas e metodologias
A iniciativa conta com a participação de alunos da Educação Física, Dança e Teatro, que desenvolvem atividades com as crianças, tais como: jogos, brincadeiras dirigidas relacionadas à cultura popular, contação de histórias, lendas e peças teatrais. Essas atividades são realizadas no turno oposto ao horário escolar dos pequenos e servem como uma ferramenta para o desenvolvimento da cidadania. O programa não está na direção de reforçar os conteúdos escolares, mas sim proporcionar a construção de vínculos entre as crianças, oferecer suporte às mães universitárias, ajudando-as a equilibrar os estudos com a criação de seus filhos, e contruir saberes relacionados à cultura popular. “O acolhimento não está distante da formação e o objetivo do programa é garantir o acesso ao direito social de estudar e o direito das crianças ao lazer e à formação. Enquanto instituição pública, temos essa responsabilidade”, comenta a coordenadora.
Para acompanhar os editais de participação, siga o instagram @brincamaisufsm ou entre em contato pelo e-mail brincamais@ufsm.br
Texto: Myreya Antunes, bolsista de jornalismo da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/ UFSM).
Revisão: Valéria Luzardo, Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).