Na véspera do aniversário de 64 anos de fundação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) inaugurou o Hub IS (Hub de Inovação Social). O evento foi realizado na sexta-feira, 13 de dezembro, na sala 309 do Complexo Multicultural Antiga Reitoria da UFSM. A iniciativa será administrada pela Incubadora Social da UFSM.
A inauguração marcou o início de uma nova fase da instituição, em sua atuação na promoção do desenvolvimento sustentável junto às comunidades. O Hub IS também é um dos primeiros espaços voltados para inovação social criados no ambiente universitário no Brasil. A intenção do projeto está em estabelecer conexões com empreendedores locais e regionais.
A apresentação do Hub IS contou com uma apresentação do projeto “Orquestrando Arte”, responsável por receber o público com música. Durante o lançamento, foram apresentados detalhes sobre a concepção e criação do espaço, pensado para funcionar de forma dinâmica.
O local conta com um auditório para palestras, workshops e cursos, salas de reunião, espaços co-work e laboratórios com computadores. A reforma da infraestrutura contou com recursos de emendas parlamentares, do Fundo Social e de recursos internos da UFSM.
Participaram da inauguração a vice-reitora Martha Adaime, o deputado estadual Valdeci de Oliveira (PT), além de representantes do poder público municipal e da comunidade. Chefe da Incubadora Social, Lucas Veiga Ávila agradeceu o apoio de diferentes setores e equipes para a concretização do projeto. “A construção da Hub se deu muito por pessoas”.
Inovar, conectar e compartilhar
Na inauguração, Lucas e Nathalia Trindade, administradora da Incubadora Social, descreveram os objetivos e os eixos de atuação do Hub IS. A expectativa é que as ações colaborem com o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável no Distrito Criativo Centro-Gare de Santa Maria e no Território Imembuy. O lema idealizado para o Hub IS é “conectando ideias, inovando juntos, compartilhando impactos”.
Para o Pró-Reitor de Extensão, Flavi Lisboa, a inovação precisa atravessar e fazer parte do cotidiano da Universidade. Segundo ele, a criação do Hub é uma tentativa de encontrar cada vez mais pessoas dispostas a somar e trabalhar em conjunto, “porque não se faz transformação social sozinho”.
O gestor também convidou diferentes membros da comunidade universitária para que façam uso do espaço, inclusive, para aulas disruptivas de graduação ou pós-graduação. “Queremos dar vida a esse espaço e fazer Santa Maria pulsar. Não é só um prédio e uma sala bonita, são pessoas e isso que faz diferença”, destacou Flavi Lisboa.
Próximos passos
Um dos principais momentos da inauguração do Hub IS foi o descerramento das placas, que simboliza a criação do espaço. Para a sequência, o Hub IS possui uma série de ações planejadas com projetos de extensão, entidades, empresas e empreendedores locais, “tudo conectado com o ecossistema e os habitats do Território Imembuy”. Então, a Hub vai impulsionar esses projetos e iniciativas”, explicou Lucas Ávila.
Fizeram parte da equipe técnica de bolsistas envolvidos com as ações de infraestrutura as estudantes Lauren Muller; Raiane Tolio e Julia Rabello. Os murais do espaço foram criados por Lucas Zanella, Nicole Siluk, Adriele e Sofia. Completam a equipe do Hub IS as bolsistas Andressa Mello, Giovana Angeloti, Mariane Wittmann, Eduarda Magaguinin, Marilia Ceolin, Ana Carolina, Gabriella Muller e Edna Cristovão.
Matéria relacionada: UFSM inaugurará Hub IS, novo espaço dedicado à inovação e ao impacto social
Texto: Micael dos Santos Olegáro, Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM)
Revisão: Catharina Viegas de Carvalho, Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM)