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Projeto Rondon: voluntárias recebem certificados por participação na Operação Sentinelas Avançadas II em Rondônia

Estudantes participaram de ações promovidas pelas Forças Armadas



Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) receberam, na quinta-feira, 28 de novembro, certificados pela participação na Operação Sentinelas Avançadas II, parte do Projeto Rondon. As voluntárias integraram a equipe que esteve em Rondônia durante os dias 11 e 28 de julho, em ações organizadas pelo Exército Brasileiro, com objetivo de promover a cidadania e a integração nacional.

Os certificados foram entregues pela vice-reitora da UFSM, Martha Adaimer. Receberam o reconhecimento as professoras Fernanda Reis Favarin, docente do curso de Nutrição do Campus Palmeira das Missões e coordenadora da operação, e Nina Trícia Disconzi Rodrigues, docente do curso de Direito da UFSM Campus Sede e coordenadora adjunta. A seleção da proposta de ação foi viabilizada por edital do Projeto Rondon, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE).

Sete alunas da UFSM atuaram na Operação Sentinelas Avançadas II e também ganharam os certificados: Bianca Ribeiro de Toledo, Daniela dos Anjos, Gabriela Capra Avila, Kaliandra Gallina, Natalia Montiel Sponchiado, Nicoly Mycaela Eidelwein e Stefanie Rodrigues Betinelli, todas do curso de Enfermagem do Campus Palmeira das Missões. Renata Antunes de Almeida, estudante de Direito, completou a equipe.

As atividades foram realizadas na 17ª Brigada de Infantaria da Selva, em Porto Velho, e no município de Ministro Andreazza. Durante o período de 17 dias, as alunas participaram de treinamentos de caça, construção de abrigos e identificação de frutos da Amazônia. A rotina das estudantes era composta por oficinas que iniciavam às 7h e, em determinados dias, encerravam às 22h, com intervalos para almoço e lanche.

Para a coordenadora Fernanda Reis Favarin, a experiência foi um marco histórico para o curso de Nutrição da UFSM, reforçando o papel da Universidade em contribuir para a justiça social e a cidadania. “Cada dia em Rondônia representou um novo aprendizado e um convite para compreender a cultura local, marcada por uma diversidade rica e complexa. Para mim, o Projeto Rondon proporcionou um crescimento pessoal e profissional inestimável”, descreve.

A professora também cita a importância do projeto para o desenvolvimento e a formação das estudantes, bem como para sua própria trajetória como docente. “A responsabilidade de guiar a equipe e garantir que cada aluno extraísse o máximo dessa experiência me desafiou a ser uma líder mais empática e observadora. Vi nos estudantes um amadurecimento intenso, o que me lembrou de que, como educadora, meu papel é, acima de tudo, estimular o desenvolvimento dos acadêmicos. Essa vivência também reafirmou minha crença no poder da extensão universitária e da troca cultural para transformar tanto a sociedade quanto a nós mesmos”.

Foto colorida de voluntárias do Projeto Rondon posando para foto com certificados recebidos da vice-reitora da UFSM
Estudantes ficaram 17 dias em Roraima – Foto: Divulgação/PRE

Texto: Micael dos Santos Olegário, Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

Revisão: Valéria Luzardo, Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

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