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Estudante do Centro de Educação promove letramento racial para professores



Apresentado na 39° edição da Jornada Acadêmica Integrada (JAI), o trabalho “Imaginários negros: pretagogias e letramento racial na formação docente” teve como intuito auxiliar docentes na formação de repertórios para valorização da cultura negra.

A aluna do 1° semestre do curso de Letras – Inglês, Karoline Regina Pedroso da Silva, apresentou um trabalho que foi desenvolvido baseado na execução do projeto “Imaginários intelectuais e conhecimentos negres”, que consiste em fornecer aos estudantes dos cursos de Pedagogia, Educação Especial e profissionais da rede básica de ensino perspectivas e materiais referentes à cultura afro-brasileira para que as crianças obtenham essa referência histórica e identitária desde a infância.

A iniciativa está de acordo com o que prevê a Lei 10.639/2010, que torna obrigatório o ensino da história de comunidades negras e indígenas, objetivando minimizar os impactos do preconceito racial na sociedade. “Esse projeto tem um significado que vai além de um projeto de pesquisa e ensino porque tem uma importância social bem grande”, comenta Karoline.

Atualmente, o projeto está instalado na escola Municipal Sérgio Lopes, onde há um espaço dedicado ao trabalho afro para ser visitado pelas turmas.


Texto: Myreya Antunes, bolsista de jornalismo da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/ UFSM).

Revisão: Catharina Viegas de Carvalho, Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

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