O sétimo Fórum de Direitos Humanos teve como tema principal a discussão acerca da crise climática. Para contribuir com o debate, estiveram presentes na Mesa Redonda o jornalista, professor e especialista em segurança pública Marcos Rolim, e a advogada e professora de Direito Janaína Soares Schorr.
Percepções e análises dos convidados
Durante suas falas, ambos os profissionais destacaram a importância de discutir o impacto das ações humanas no futuro do meio ambiente. “As mudanças climáticas são um tema central no mundo inteiro e vão sempre atingir de forma mais rápida e violenta as pessoas mais fragilizadas socialmente. Então, é preciso repensar a luta pelos direitos humanos diante das emergências climáticas e pensar nas populações mais fragilizadas como sendo aquelas que devem merecer os cuidados emergenciais”, comentou o ativista Marcos Rolim, que propôs a reflexão sobre “Políticas públicas com base em evidências: Caminhos para a superação do negacionismo”.
A professora Janaína trouxe uma perspectiva sobre “Agenda 2030: um olhar necessário sobre o planeta e os direitos humanos”. Durante sua apresentação, ela possibilitou uma análise sobre como as pessoas devem agir em relação ao meio ambiente para que seja possível alcançar um planeta sustentável para as próximas gerações.
O coordenador de Desenvolvimento Regional e Cidadania, Victor de Carli Lopes, foi um dos responsáveis pela organização do evento, que já está em sua sétima edição. Ele destacou que esta é uma oportunidade para discutir assuntos relacionados aos direitos dos cidadãos junto a personalidades importantes, outras universidades e instituições, além de proporcionar interação com a comunidade.
Texto: Myreya Antunes, bolsista de jornalismo da Subdivisão de Divulgação e Editoração– PRE
Revisão: Valéria Luzardo, Subdivisão de Divulgação e Editoração – PRE.
Imagens: Myreya Antunes