O professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luiz Fernando Freitas-Gutierres, realizou um treinamento sobre cibersegurança para servidores da Prefeitura de Mata. A formação foi realizada no dia 21 de novembro e teve como título “Phishing: Ameaças cibernéticas e estratégias para reduzir a área de sua superfície de ataque”. A atividade teve apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), por meio do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX).
Luiz Fernando Freitas-Gutierres atua como docente do Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência (DESP) e pesquisador do Laboratório de Análise e Proteção de Sistemas Elétricos (LAPES) da UFSM. Durante o treinamento, o professor abordou tópicos como phishing, engenharia social, panorama de ameaças e riscos, estratégias de defesa e boas práticas de segurança cibernética.
A apresentação utilizada durante o treinamento pode ser acessada aqui. Além disso, foi realizado um teste de intrusão física, cujos resultados foram analisados e discutidos com os servidores municipais. As atividades de extensão contaram ainda com a participação de Karine Fernandes de Oliveira, discente do Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações e bolsista do FIEX.
A ação extensionista integra o projeto “[PHISHING001] Estratégias de prevenção e resposta a ataques de phishing: uma abordagem de treinamento e simulação”, desenvolvido em cooperação com a Prefeitura de Mata. O projeto tem como objetivo elaborar materiais educativos e promover treinamentos para minimizar a vulnerabilidade dos servidores públicos municipais a ataques de phishing, restringindo a área de superfície de ataque.
Texto: Luiz Fernando Freitas-Gutierres.
Edição: Micael dos Santos Olegário, Subdivisão de Divulgação e Editoração da PRE.
Revisão: Valéria Luzardo, Subdivisão de Divulgação e Editoração da PRE.