O Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Noel Guarany conquistou o título estadual na categoria Força B do Enart 2024. A entidade tradicionalista vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), participou do evento realizado de 15 a 17 de novembro, em Santa Cruz do Sul. Além do título geral, o DTG Noel Guarany foi destaque em outras categorias coletivas e individuais.
O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) é promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e reúne representantes de diferentes locais do Rio Grande do Sul. Na edição deste ano, participaram integrantes de 30 regiões tradicionalistas, incluindo a 13° Região, representada pelo DTG Noel Guarany.
A apresentação do Programa de Extensão teve como tema o papel das mulheres – principalmente mães e avós – na preservação e transmissão da cultura gaúcha. A participação rendeu o primeiro lugar nas categorias de Danças Tradicionais, Entidade Destaque, Melhor Musical e Conjunto Instrumental, com essa última premiação atribuída ao trio de estudantes da UFSM Leonardo Krewer Menin, Caroline Longo de Aguiar e Davi Feller.
Individualmente, o DTG Noel Guarany também foi premiado na modalidade de Amadrinhador Destaque na Declamação Feminina, com Kayke Mello, e conquistou o terceiro lugar na categoria Violino ou Rabeca, com Leonardo Krewer Menin.
Para a patroa do DTG Noel Guarany, Verônica Lorenset Padoin, os resultados são fruto de um trabalho desenvolvido ao longo de mais de 10 anos. O Programa de Extensão participa do Enart desde 2009, acumulando resultados expressivos no principal evento da cultura gaúcha no estado, e um dos maiores festivais de arte amadora da América Latina.
“A nossa participação no Enart deste ano foi extremamente proveitosa e rica, porque apesar de nem todos terem conseguido premiações, todos ficaram muito bem colocados nas suas modalidades e isso é um motivo para nos encher de orgulho”, destaca Verônica, que é professora e faz doutorado em Letras na UFSM. Ao todo, cerca de 50 representantes do Programa de Extensão participaram do evento, incluindo alunos e servidores da universidade e membros da comunidade em geral.
Atualmente, o DTG possui integrantes de todos os centros de ensino da UFSM, tanto da graduação quanto da pós-graduação e do Colégio Politécnico. “Um número expressivo de integrantes da entidade é da comunidade de Santa Maria, possuindo vínculo com a UFSM através do DTG, ou seja, o Departamento atua como um elo de ligação entre a UFSM e a comunidade”, menciona Verônica. Ela também relaciona os resultados no Enart com o trabalho desenvolvido pela UFSM no âmbito cultural, para além da tríade ensino, pesquisa e extensão. A participação do DTG Noel Guarany no evento foi viabilizada por meio do Edital de Representação Institucional da PRE.
Premiações coletivas e individuais:
- 1º Lugar – Danças Tradicionais (Força B)
- 1º Lugar – Entidade Destaque
- 1º Lugar – Melhor Musical (Força B)
- 1º Lugar – Conjunto Instrumental
- Amadrinhador Destaque na Declamação Feminina – Kayke Mello
- 3º Lugar – Violino ou Rabeca – Leonardo Krewer Menin
Participações em modalidades individuais:
- Gaita de Botão até 8 baixos – Karoline Longo de Aguiar
- Gaita de Botão mais de 8 baixos – Karoline Longo de Aguiar
- Solista Vocal Feminino – Clara Pivetta
- Violão – Carlos Eurico da Silva e Thiago da Silva Pinheiro
- Causo – Cláudio Côrrea, Eduardo Barasuol e João Vitor Jacobi
- Conto – Cláudio Côrrea
Texto: Micael dos Santos Olegário, Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).
Revisão: Valéria Luzardo, Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).