Iniciativa associada ao Centro de Documentação e Memória da UFSM visa promover a conservação de escolas rurais no município da Quarta Colônia
Início do projeto
A Professora Amanda Scherer, coordenadora do projeto “A memória escolar no distrito de Silveira Martins entre 1935 a 1978: o caso das escolas municipais rurais”, conta que a ideia surgiu a partir do desejo de entender como era o funcionamento das escolas no século XX, especialmente no que se refere à alfabetização das alunas, já que o idioma italiano era muito falado na cidade nessa época. “Queríamos entender como funcionava essa questão das escolas já que ainda existiam muitos falantes de italiano. Para nós, enquanto linguistas,é muito importante entender essa relação”.
A ação contém em seu acervo cartilhas de alfabetização utilizadas na época, além de cadernos de chamada, relatórios e imagens. Esse material foi doado por
professoras que lecionaram em escolas de Silveira Martins durante o período estudado pelo projeto. “Além da memória, o que trabalhamos também é o conceitode história. Não necessariamente do ponto de vista do historiador, e sim como posso contar uma história através dos documentos que tenho acesso. Isso é importante para compreendermos o que era a alfabetização em uma escola isolada
dentro de um distrito de Santa Maria”, comenta a coordenadora.
Para 2025, a ação tem como objetivo ofertar um concurso literário e cinematográfico, além de uma exposição com os materiais utilizados no ensino durante o século passado. Os planos para o próximo ano incluem também uma atividade de conexão entre avós e netos, na qual os mais velhos compartilharão suas experiências escolares com os familiares jovens, a fim de preservar o hábito de contar histórias e dividir momentos entre as gerações.
Para saber mais sobre o projeto, acesse:
https://www.instagram.com/cdmufsm/
Texto: Myreya Antunes, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE.
Revisão: Valéria Luzardo, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE.
Imagens: Centro de Documentação e Memória da UFSM