Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Com auxílio da PRE, equipe SpaceLab UFSM conquista primeiro lugar em competição de nanossatélites

A equipe SpaceLab UFSM conquistou o primeiro lugar na mais recente edição da competição de nanossatélites CubeDesign, realizada nos dias 29 e 30 de agosto de 2024, em São José dos Campos (SP). A equipe venceu na categoria CanSat, com um nanossatélite capaz de transmitir telemetria (dados do satélite) em tempo real para uma estação terrestre, incluindo imagens capturadas durante o voo em um balão de sondagem. O CanSat foi composto por subsistemas de energia, estrutura, comunicação, computação de bordo, recuperação e carga útil. Além disso, também foi desenvolvida uma estação terrena para recebimento de telemetrias.

O CubeDesign é uma competição latino-americana promovida pelo INPE, por meio da Divisão de Pequenos Satélites (DIPST), e em parceria com a pós-graduação da Instituição. A competição visa fomentar o desenvolvimento de sistemas espaciais miniaturizados, desafiando as equipes a desenvolverem nanossatélites a partir de um conjunto de requisitos estabelecidos pela organização. A presença no evento foi possibilitada pela seleção do projeto no edital auxílio à representação institucional em eventos, da Pró-Reitoria de Extensão. O coordenador do projeto, professor Eduardo Escobar Bürger, garante que o apoio financeiro foi fundamental para a vitória da equipe na competição.

Esta foi a terceira vez que a equipe SpaceLab UFSM alcançou o primeiro lugar na competição, tendo vencido anteriormente em 2019 e 2022. Neste ano, a equipe se destacou pela capacidade de resolução de problemas e pelo diferencial técnico de seu nanossatélite, capaz de transmitir imagens em tempo real durante o voo, assim como outros dados de telemetria. Além disso, o relatório técnico submetido como parte dos requisitos da competição recebeu elogios dos avaliadores pela metodologia de desenvolvimento e pelo gerenciamento do projeto.

O feito foi conquistado a partir do trabalho dos alunos Felipe Pinto Vogel, José Guilherme Aparecido Ferreira e Matheus Klement Sebben, do curso de Engenharia Aeroespacial, responsáveis pelo desenvolvimento do CanSat. A conquista no evento reforça a excelência e organização da equipe do SpaceLab, que utiliza a competição como forma de aplicar conceitos práticos de engenharia aeroespacial. Além disso, trata-se de uma oportunidade de contato direto com outros estudantes e profissionais do setor espacial, propiciando conexões profissionais e oportunidades de colaboração.

Texto: Pedro Souza, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Revisão: Catharina Viegas, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE