Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Reconstrução RS: ação extensionista da UFSM leva cultura a escolas através do cinema

Desde 2014, alunos da rede pública de ensino de Santa Maria são contemplados pela iniciativa

Amparados pela lei 13006 de 2014, que prevê a exibição obrigatória de filmes, por, no mínimo, 2 horas, como parte da estrutura curricular da formação de jovens e adolescentes, o projeto “Quarta Colônia em cine: Professores, Cinema e Escola” busca proporcionar aos alunos a experiência de desfrutar do cinema nacional em um ambiente escolar.

A ação atualmente atende escolas de Santa Maria e Dona Francisca, na Quarta Colônia. A coordenadora do projeto, professora Valeska Fortes de Oliveira, conta que o convite para a implementação dessa lei partiu da Secretaria de Educação de Santa Maria, que auxiliou na logística de transporte dos professores até o município de Dona Francisca, localizada a aproximadamente uma hora de distância.

A professora-coordenadora ressalta, também, que esse trabalho ocorre em diversas cidades da região: “Nunca deixamos nossas escolas de Santa Maria desatendidas. A Escola Municipal Sérgio Lopes está com projetos de cinema na escola, com crianças e jovens, já há 7 anos. Realizamos uma Mostra das produções dos professores na Casa Círculo com apoio da PRE”. Além disso, Valeska menciona que Silveira Martins é um dos municípios do Território Imembuy que irá receber a ação nas escolas.

Alunos durante oficina promovida pelo projeto

A ideia da ação é atender crianças do primeiro ao nono ano que estejam em situação de vulnerabilidade social e em processo     de recomposição de aprendizagem. Para isso, todas as sextas-feiras, ocorrem, nas escolas onde a iniciativa atua, oficinas de   formação com ateliês de exibição, produção e coleta de imagens, além de pequenas produções cinematográficas sob o olhar das   crianças e jovens. Você pode prestigiar a exposição de tais obras durante a JAI MIRIM, que acontece no Campus Sede da   Universidade Federal de Santa Maria, no dia 27 de novembro.

Texto: Myreya Antunes, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Revisão: Catharina Viegas de Carvalho, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE.

Imagens: Acervo do Projeto Quarta Colônia em Cine