Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de extensão organiza caminhada com foco no turismo rural em Itaara no próximo domingo

Iniciativa da UFSM busca promover a saúde, o bem-estar e a preservação ambiental



Foto colorida de pessoas caminhando em paisagem rural de Itaara
Caminhada busca estimular a sustentabilidade e o turismo rural – Foto: Divulgação/Progeater

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio do Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROGEATER), organiza a Caminhada Internacional da Natureza. O evento será no próximo domingo, 20 de outubro, no município de Itaara (RS). A iniciativa é voltada à promoção da saúde, bem-estar e preservação ambiental.

O evento é fruto de uma parceria entre a Emater/RS, a UFSM e a Prefeitura Municipal de Itaara, além do apoio de diversos grupos comunitários. A ação tem o propósito de conectar os participantes com a natureza, incentivar a economia local e fomentar o turismo rural, especialmente através das famílias de agricultores da região. Os apoiadores do evento incluem o Grupo Escoteiros Boca do Monte, Grupo Andantes, Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Santa Maria, grupo Bandeirantes da Serra, Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia e  Rede Brasileira de Trilhas.

A concentração será às 8h na Capela São Geraldo, no km 23, de onde os caminhantes partirão para um percurso de 12 km, com esforço moderado, passando por belas paisagens que evidenciam a riqueza natural da região. A caminhada é uma ação que vai ao encontro de vários dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), como o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis). Além de promover hábitos saudáveis, o evento estimula a economia local com a feira de produtos coloniais e artesanato, prevista para ocorrer durante o dia.

Outro ponto de destaque é o apoio à agricultura familiar e ao turismo rural, que são estratégias fundamentais para a sustentabilidade da economia de pequenos municípios. Cerca de 35 famílias de agricultores locais estarão envolvidas na feira e na organização, contribuindo com alimentos frescos e artesanatos que refletem a cultura rural da região. Esse fortalecimento do turismo rural conecta-se com o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ao valorizar o patrimônio natural e cultural do meio rural, e com o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), apoiando práticas agrícolas que promovem a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável.

A programação inclui, além da caminhada, atividades culturais, como a apresentação da invernada artística do CTG Querência do Pinhal e a Domingueira com a Cia do Bailão, fortalecendo o sentido de comunidade e a valorização das tradições locais (ODS 10 – Redução das Desigualdades e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes). Para os participantes, também estará disponível um almoço típico por adesão, que será servido às 12h, com um cardápio variado de risoto, galeto, churrasco, saladas e pão.

As inscrições para a caminhada são gratuitas, limitadas a 200 participantes, e podem ser realizadas pelo site Ecobooking. Até o momento, 115 pessoas já garantiram suas vagas, e as reservas para o almoço devem ser feitas com antecedência pelos contatos indicados na inscrição. O evento também destaca a atuação da extensão rural, que busca, além de apoiar o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais, integrar essas comunidades às atividades de turismo ecológico, gerando novas oportunidades de renda e promoção da cultura local.

Foto colorida de pessoas em caminhada por estrada no interior de Itaara
Percurso terá 12km por paisagens da região – Foto: Divulgação/Progeater

A Caminhada na Natureza em Itaara reforça o compromisso com a sustentabilidade, o fortalecimento da agricultura familiar e o turismo rural, mostrando que é possível aliar desenvolvimento econômico, preservação ambiental e bem-estar social em uma só caminhada. Na UFSM, a ação integra o Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROGEATER), principalmente no seu “Eixo 6 – Fomento ao turismo rural – Caminhada Internacional na natureza”, que objetiva investir esforços em prol do desenvolvimento com foco no turismo rural sustentável da região central do Rio Grande do Sul. 

Informações de serviço

Data: 20 de outubro.

Onde: Itaara, RS.

Horário: 8h – Abertura e alongamento; 12h – Almoço (por adesão – R$ 50,00).

Inscrições: https://www.ecobooking.com.br/site3/destinoEventoSimples.php?Xeven=6q6o0w91ry4wh0wybisi 

 

Texto: Ezequiel Redin, Professor de Extensão Rural e coordenador do Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROGEATER).

Revisão: Monique Chaves (Emater/RS); Michele Vestena (UFSM).

Edição: Micael dos Santos Olegário, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE.

Revisão textual: Valéria Luzardo, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-10607

Publicações Recentes