A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promoveu, na quinta-feira, 3/10, uma palestra de conscientização sobre a proteção de matas ciliares e as mudanças climáticas, em Paraíso do Sul. A atividade faz parte da chamada humanitária “Reconstrução RS” e integra o programa UFSM Solidária e Cidadã, da Pró-Reitoria de Extensão (PRE).
Estavam presentes o prefeito de Paraíso do Sul Artur Arnildo Ludwig, a engenheira agrônoma Catia da Rosa e o veterinário da Emater RS/Ascar, Diego Katzer. Além deles, participaram também representantes das prefeituras e da Emater de Agudo, Restinga Seca, Cerro Branco e Novo Cabrais, além de professores e agricultores locais. Entre os técnicos, foram 32 profissionais envolvidos na ação.
A palestra foi realizada no Centro de Eventos do município e ministrada pelos professores da UFSM, Márcio Vieira e Renato Záchia, com apoio do estudante de Engenharia Florestal Vinicius dos Santos Borges. O tema da conversa foi “Protegendo nossas águas: como podemos recuperar a mata ciliar”. Outros assuntos relacionados também foram abordados, como mudanças climáticas e estratégias para avaliar os efeitos causados pelos eventos extremos e enchentes.
Em relação às mudanças climáticas, o foco esteve na explicação sobre suas causas, potencializadores e como estão relacionadas aos eventos ocorridos no estado. Já no que diz respeito às matas ciliares, a palestra reforçou o papel que essas áreas exercem na estabilização de encostas e margens de rios, bem como na proteção do solo, infiltração e filtragem da água pelas raízes das plantas. As orientações foram baseadas no Código Florestal do RS e incluíram diálogos sobre o projeto “Desassorear RS” do governo estadual.
A equipe da UFSM também apresentou métodos para realizar levantamentos e diagnósticos de impactos ambientais, como análise do uso e ocupação do solo, nível de degradação, situação da calha, margens e encostas dos rios e zoneamento ecológico-econômico. Na segunda parte da atividade, o grupo organizou uma visita de campo a locais afetados pelas enchentes.
Matéria relacionada: Reconstrução RS: Ações de extensão em Paraíso do Sul abordam crise climática e educação socioambiental
Texto: Micael dos Santos Olegário, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE.
Revisão: Valéria Luzardo, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE.