Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Dose de Ciência: convidada debate mito sobre a camada de ozônio em evento

Evento gratuito promoveu discussões científicas de maneira informal e descomplicada.

Na noite da última quarta-feira (04), a Pró-reitoria de Extensão (PRE) promoveu o evento “Dose de Ciência”, como parte da programação da 51ª Feira do Livro de Santa Maria. O evento teve participação da professora e pesquisadora Damaris Kirsch, que abordou o tema: “Afinal, tem ou não tem Buraco de Ozônio em Santa Maria?”. O encontro foi realizado no Old School Pub, estabelecimento localizado próximo à Feira, na rua Coronel Niederauer, 1613. Durante sua fala, Damaris desmistificou o assunto de forma informal e descomplicada, levando ciência para o público.

Para a professora Damaris, o evento teve uma importância singular, pois permitiu levar um assunto de caráter científico e de interesse público para todos os membros presentes, sendo eles acadêmicos ou não. Ela destaca a experiência como muito positiva, principalmente pela presença e participação do público, que contribuiu em diversos momentos com dúvidas e perguntas instigantes. Ainda, indica o seu interesse em participar de novas edições, mostrando o sucesso do evento como uma oportunidade de troca de conhecimentos.

O Dose de Ciência é um evento ligado ao projeto Popularização da Ciência, promovido pela PRE. A ideia é levar o conhecimento científico produzido dentro da UFSM para além dos muros da universidade de uma forma acessível a todos os públicos. Segundo Bianca Spode Beltrame, técnica administrativa em educação da Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão, a intenção é tornar o Dose um evento mensal, assim, a próxima edição está sendo organizada para ocorrer no final de outubro, na Vila Belga.

Conheça a pesquisadora

Damaris Kirsch é Engenheira Química formada na UFSM, Doutora em Geofísica Espacial pelo INPE, professora no Departamento de Engenharia Química da UFSM e, atualmente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da UFSM e chefe do Laboratório de Monitoramento do Ozônio Atmosférico da UFSM. Desde 2014, representa o Brasil junto ao Secretariado de Ozônio da ONU nas reuniões dos gerentes de pesquisa dos países signatários da Convenção de Viena. Em junho de 2024 foi eleita membro do Comitê Internacional de Ozônio para o período 2024 a 2028, sendo a primeira brasileira a ocupar a posição desde a criação do Comitê em 1948.

Texto: Pedro Souza, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Revisão: Melissa Martini, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE