A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) auxiliou na realização de um “Dia de Campo” com produtores rurais de Agudo (RS). A ação foi realizada no dia 23 de agosto, através de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (PRE), o escritório municipal da Emater RS/Ascar e o poder público local. A ação integra a lista de atividades da chamada humanitária Reconstrução RS e o Programa UFSM Solidária e Cidadã.
As atividades foram realizadas na propriedade rural da família de Denise Güse, na comunidade da Linha Boêmia, interior do município. Participaram cerca de 20 famílias de agricultores que receberam orientações sobre a implementação de sistemas agroflorestais em áreas degradadas e recuperação de matas ciliares. A ação teve como foco produtores de arroz que foram fortemente impactados pelas enchentes. Além disso, estiveram presentes estudantes do ensino fundamental, principalmente filhos de produtores.
Durante o “Dia de Campo”, nome utilizado para descrever eventos informativos e de difusão de conhecimentos técnicos sobre a produção agrícola, a UFSM ficou responsável pelas estações de solos e recuperação de áreas degradadas. Participaram equipes do Grupo de Estudos em Fertilidade e Química do Solo (Geferqs), pertencente ao Departamento de Solos, do Centro de Ciências Rurais (CCR), e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas (Neprade).
A ação deu continuidade às atividades de extensão realizadas desde julho no município, com levantamentos e análises de solo coordenadas pelo professor do departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da UFSM, Vanderlei Franck Thies. “A UFSM também foi parceira em realizar visitas em outras propriedades aqui do município, olhando para essa realidade de deslizamentos que aconteceram em áreas mais íngremes”, acrescenta a extensionista rural da Emater RS/Ascar em Agudo, Cláudia Bernardini.
Para o mês de setembro, a UFSM também vai colaborar com a realização do Encontro Regional de Segurança e Soberania Alimentar, envolvendo produtores de Agudo e a participação da pedagoga do CCR, Venice Teresinha Grings.
Leia também: Ações de “Reconstrução RS” mobilizam diferentes frentes de extensão da UFSM em Agudo
Saiba mais sobre a chamada humanitária “Reconstrução RS”
Texto: Micael dos Santos Olegário, Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE.
Revisão: Melissa de Barros Martini, Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE.