Entre os dias 13 e 25 de julho, um grupo de dez “rondonistas” membros do corpo estudantil e docente da UFSM protagonizaram uma ação da Operação Rondon em Rondônia. Intitulada como “Operação Sentinelas Avançadas II”, a iniciativa levou oficinas e outras atividades cidadãs para a população de Ministro Andreazza, localizada a 452 quilômetros da capital, Porto Velho.
Para a ação, participaram sete estudantes do curso de Enfermagem (Kaliandra Gallina, Nicoly Mycaela Eidelwein, Bianca Ribeiro de Toledo, Daniela dos Anjos, Stefanie Rodrigues Betinelli, Gabriela Capra Avila e Natalia Montiel Sponchiado) e uma estudante de Direito (Renata Antunes de Almeida). As estudantes atuaram sob a orientação de Fernanda Reis Favarin, docente no curso de Nutrição do campus de Palmeira das Missões, e Nina Trícia Disconzi Rodrigues, do curso noturno de Direito do campus sede.
A equipe trabalhou junto de estudantes do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, originários de São João Del-Rei (MG), que atuaram nas áreas de: comunicação, meio ambiente, tecnologia, produção e trabalho. A UFSM foi responsável pelas áreas de: saúde, educação, direitos humanos, justiça e cultura, com a realização de oficinas e outras atividades de desenvolvimento da comunidade. Ao todo, apenas da UFSM, foram realizadas mais de 40 atividades para a população andreazense.
Texto: Pedro Souza, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE
Revisão: Melissa Martini, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE
Imagens: Equipe da Operação Rondon: Sentinelas Avançadas II