Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Reconstrução RS: Iniciativa da UFSM produz camas para vítimas das enchentes

Ações buscam auxiliar famílias atingidas por desastre climático. Projeto faz parte do programa UFSM Solidária e Cidadã

Foto colorida de alunos trabalhando na produção de camas para doação
Iniciativa teve início com produção de rodos e depois passou para produção de camas – Foto: Divulgação/PRE

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está produzindo camas para ajudar as comunidades atingidas pelo desastre climático no Rio Grande do Sul. A iniciativa teve início com a confecção de rodos para auxiliar na limpeza de residências atingidas pelas enchentes do mês de maio no estado. O projeto integra a lista do Mapa da Extensão da UFSM e faz parte do programa UFSM Solidária e Cidadã.

A produção de camas conta com a participação de estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Aeroespacial, no Centro de Tecnologia da UFSM. O objetivo está em ajudar pessoas que tiveram suas casas e móveis afetados pelo desastre. A coordenação do projeto, batizado de “Móveis Solidários”, está sendo feita pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSM, René Quispe Rodríguez.

De acordo com o docente, a iniciativa foi uma alternativa encontrada para auxiliar na recuperação das cidades. Segundo René, durante o período de emergência, diversos alunos se envolveram com a produção dos rodos e, depois, com a produção de camas, o que demonstra a resposta e disposição da Universidade em atender as necessidades da comunidade.

Os rodos foram produzidos com madeira maciça, reforçados e envernizados, com uma área de contato maior com o chão para otimizar o trabalho de limpeza. Ao todo foram 25 peças produzidas, sendo a maioria enviada para a cidade de Nova Palma (RS). As doações das camas estão sendo organizadas pela também professora do Departamento de Engenharia Mecânica, Fernanda Signor. A iniciativa conta com a parceria externa da Madeireira Camobi.

Participação dos estudantes

Atualmente no 4° semestre de Engenharia Mecânica, Marina Senhor Sattler é uma das estudantes envolvidas com o projeto. “Estamos utilizando nossos recursos disponíveis para ajudar quem precisa e dando o nosso melhor para que cada um dos itens fabricados seja de qualidade e de fato contribuam com a sociedade”, descreve a estudante da UFSM.

A intenção de colaborar com a sociedade e com as pessoas também foi o que motivou Felipe Augusto dos Santos Alves, aluno do 6° semestre de Engenharia Mecânica, a ajudar na produção solidária. “Mesmo já passando alguns meses das cheias, muita gente ainda não tem onde se deitar durante a noite”, lembra Felipe, ao citar o impacto e importância do trabalho desenvolvido pelo projeto.

Foto colorida que mostra cama em produção no Centro de Tecnologia da UFSM
Após a produção, camas serão destinadas para população – Foto: Divulgação/PRE
Imagem com duas fotos coloridas de alunos trabalhando na produção de camas no Centro de Tecnologia da UFSM
Alunos participam de forma ativa do projeto – Foto: Divulgação/PRE