Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Reconstrução RS: Orquestra Sinfônica de Santa Maria realiza apresentações solidárias

Ações integram programa UFSM Solidária e Cidadã e levaram música aos abrigos da cidade

Foto colorida de grupo da orquestra se apresentando em abrigo de Santa Maria. Na imagem, quatro músicos aparecem tocando seus instrumentos com doações e mantimentos ao fundo
Grupos se dividiram para levar música e arte para quem mais precisava – Foto: Divulgação/OSSM

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através da Pró-Reitoria de Extensão e da Coordenadoria de Cultura e Arte, em parceria com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria (OSSM), realizou a campanha “UFSM solidária – Orquestra cidadã” no dia 17 de maio, aniversário da cidade. A iniciativa, em resposta às enchentes que assolaram o estado, levou a música para além dos palcos, aos desabrigados e desalojados pelo desastre climático. A ação integra a lista do Mapa da Extensão da UFSM.

Músicos da OSSM se dividiram em pequenos grupos e levaram a música clássica e popular a abrigos e locais de assistência, como o Centro Desportivo Municipal e a Basílica Nossa Senhora Medianeira. As apresentações interativas, com a participação ativa do público, especialmente das crianças, demonstraram o poder da música e a importância do trabalho em conjunto.

Além desta ação, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria também realizou o  Concerto Solidário de Abertura da Temporada 2024. A apresentação foi realizada no dia 6 de junho no Theatro Treze de Maio, com 100% da renda dos ingressos revertida em doações para entidades de assistência aos atingidos pela calamidade climática em Santa Maria. O concerto teve apresentação de músicas latino-americanas e nacionais.

Foto colorida de apresentação da orquestra em abrigo de Santa Maria
Com profissionalismo e sensibilidade, músicos fizeram apresentações solidárias na cidade – Foto: Divulgação/OSSM
Foto colorida de apresentação de músicos da orquestra no hospital universitário de Santa Maria
Uma das apresentações foi realizada no Hospital Universitário de Santa Maria – Foto: Divulgação/OSSM