Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Reconstrução RS: Projeto SOS Comunidades organiza ajuda humanitária em diferentes frentes

Criada com objetivo de auxiliar vítimas de desastres, iniciativa integra o mapa da extensão da UFSM

Foto colorida de grupo de voluntários do projeto SOS Comunidades
Projeto é organizado principalmente por estudantes – Foto: Divulgação/SOS Comunidades UFSM

O projeto SOS Comunidades, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem ajudado as vítimas do desastre climático de abril e maio no Rio Grande do Sul em diferentes frentes. Com o protagonismo de estudantes de graduação e pós-graduação, a iniciativa possui diferentes grupos que começaram a ser mobilizados no contexto da calamidade pública no estado. O projeto integra a lista de ações do Mapa da Extensão da UFSM.

Durante os momentos emergenciais, a iniciativa teve como principais objetivos: arrecadar alimentos; auxiliar na limpeza de residências; oferecer apoio e cuidados para crianças; resgate e proteção de animais, além de outras ações, como a criação de um brechó solidário e atividades voltadas para apoiar os municípios da Quarta Colônia. Muitas destas ações foram encerradas, contudo, alguns dos voluntários seguem mobilizados em atividades de assistência e identificação de demandas das comunidades.

Criado em setembro de 2023 para enviar voluntários para o município de Muçum, na época também afetado por enchentes, o projeto é majoritariamente organizado por alunos. A coordenação inicialmente foi feita pela servidora técnico-administrativa Mariana Schadeck e, agora, pela professora do Centro de Artes e Letras, Roseli Gonçalves.

Ao comentar sobre o papel da iniciativa, a docente pontua o engajamento e mobilização dos próprios estudantes em ajudar e organizar mutirões para arrecadar materiais para assistência direta às vítimas do desastre. Roseli também ressalta a importância da escuta das demandas das pessoas, para exemplificar, ela menciona o pedido de um grupo de famílias por uma máquina de lavar. O que, depois da mobilização em busca de doações, foi possível atender.

Sequência do projeto

Sobre o possível desenvolvimento do SOS Comunidades para além das ações emergências, Roseli Gonçalves conta que muitas pessoas ainda seguem necessitadas do básico. Por isso, algumas atividades de doação continuam. Além disso, alguns grupos trabalham com a produção de materiais informativos sobre como agir em situações de desastre. De acordo com ela, a intenção daqui em diante é “tentar intervir na realidade para dar mais autonomia e melhorar a qualidade de vida da comunidade”.

Saiba mais sobre as ações do Mapa da Extensão da UFSM e conheça a chamada humanitária “Reconstrução RS”.

Duas fotos coloridas de limpeza de casas afetadas por enchentes. Na foto da esquerda, um homem aparece com um jato de água limpando uma parede. Na da direita, pessoas limpam o chão de uma casa
Mutirões para limpeza de residências afetadas por enchentes fizeram parte das ações – Foto: Divulgaçao/SOS Comunidades UFSM
Foto colorida de voluntários em frente a uma casa afetada por enchente
Intenção é de que projeto tenha continuidade para além de ações emergenciais – Foto: Divulgação/SOS Comunidades UFSM