Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Reconstrução RS: UFSM faz levantamento geológico e planeja ações de extensão em Paraíso do Sul

Criado com objetivo de auxiliar vítimas de desastres, iniciativa integra o mapa da extensão da UFSM e leva apoio às comunidades

Foto colorida de equipe da UFSM em frente à prefeitura de Paraíso do Sul
Equipes da UFSM realizaram visitas em locais que registraram deslizamentos de terra em Paraíso do Sul – Foto: Divulgaçaõ/PRE

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou visita técnica com objetivo de fazer um levantamento prévio dos movimentos geológicos de massa no município de Paraíso do Sul (RS). A atividade faz parte das ações de extensão da chamada “Reconstrução RS” e do programa UFSM Solidária e Cidadã. As primeiras visitas também estão ajudando no planejamento das ações seguintes com as comunidades.

Nesta primeira etapa da operação, participaram os professores do Departamento de Geociências da UFSM, Augusto Nobre Gonçalves, Andréa Valli Nummer, Rinaldo José Barbosa Pinheiro e Romário Trentin, além do aluno de pós-graduação em Geografia, Marco Antônio Soares. Os levantamentos foram produzidos em visita a duas localidades do interior do município: na Linha Campestre e Linha Contenda.

As investigações permitiram compreender as características geológicas do local, bem como seu histórico de ocupação. A partir disso, foi possível analisar os processos de escorregamento e deslizamento de terra, o que possibilitou fazer sugestões à administração local sobre como evitar acidentes e recuperar as áreas. Na próxima fase, as equipes pretendem realizar oficinas de educação ambiental com as comunidades locais.

Saiba mais sobre a chamada humanitária “Reconstrução RS”

Foto colorida de morro de terra em Paraíso do Sul. Na imagem, aparece uma grande área de terra e, ao fundo, árvores
Levantamento geológico vai servir de base para futuras ações de extensão – Foto: Divulgação/PRE

Texto: Micael dos Santos Olegário, Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE