Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Reconstrução RS: Equipes da UFSM promovem ações de extensão em escolas de Sinimbu

“Dia D de Reconstruir” contou com atividades voltadas a saberes, emoções e atitudes. Iniciativa faz parte do programa UFSM Solidária e Cidadã

Foto colorida de equipe da UFSM em frente a escola Guararapes em Sinimbu
Ações foram realizadas em escolas da cidade e interior de Sinimbu – Foto: Divulgação/PRE

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou uma série de ações para auxiliar a retomada pedagógica em escolas da rede pública de Sinimbu (RS). As atividades de extensão fazem parte da chamada humanitária “Reconstrução RS” e estão inseridas no programa UFSM Solidária e Cidadã. Batizadas de “Dia D de Reconstruir”, as ações de extensão contaram com ateliês temáticos de promoção de saúde e produção de materiais como histórias em quadrinhos (HQs) e audiovisuais.

Coordenada pelos professores do Centro de Educação da UFSM, Cadidja Coutinho e Phillip Vilanova Ilha, a iniciativa foi realizada em três instituições de ensino do município, que foram afetadas pelo desastre climático de abril e maio no Rio Grande do Sul. Durante três dias, de 17 a 19 de julho, estudantes de diversos cursos da UFSM atuaram de forma voluntária nas escolas municipais (Emefs): Nossa Senhora da Glória, Guararapes e Nossa Senhora de Fátima.

Entre os objetivos estiveram propor estratégias de pertencimento e valorização emocional, ambiental e social. Para isso, foram organizados ateliês temáticos sobre alimentação/nutrição, higiene pessoal, vacinação, saneamento básico e educação ambiental. Com o protagonismo dos docentes e estudantes das escolas, foram produzidos materiais didáticos como HQs, e-books e audiovisuais.

Em cada escola foram produzidos roteiros e vídeos com a temática escolhida pelos grupos de estudantes e docentes participantes. A intenção das atividades também esteve voltada para verificar e (re)conhecer a participação dos sujeitos, permitindo que pudessem expressar seus sentimentos e percepções na retomada letiva em Sinimbu.

Leia também: Reconstrução RS: equipes da UFSM produzem levantamentos de infraestrutura em Sinimbu

Saiba mais sobre a chamada humanitária “Reconstrução RS”

Foto colorida de ação de extensão em escola de Sinimbu. Estudantes aparecem em uma sala fazendo uma encenação em frente a um projeto
Entre as ações, estudantes foram estimulados a produzir roteiros e vídeos sobre temas diversos – Foto: Divulgação/PRE
Foto colorida de ação de extensão em escola de Sinimbu.
Atividades nas escolas foram coordenadas por discentes de diferentes cursos da UFSM – Foto: Divulgação/PRE
Foto colorida de ação de extensão em escola de Sinimbu. Estudantes aparecem sentados e assistem a imagens em um projetor
Ações de extensão buscaram promoção da saúde e auxiliar retomada pedagógica – Foto: Divulgação/PRE

Texto: Micael dos Santos Olegário, Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE