Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Time Enactus UFSM recebe reconhecimento em evento de destaque na área

Reconhecimento reafirma impacto positivo do empreendedorismo universitário na sociedade.

Na última semana, entre os dias 17 e 19 de julho, o Time Enactus da UFSM recebeu reconhecimento como Time Revelação no Encontro Nacional Enactus Brasil 2024 (ENEB). A cerimônia ocorreu na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital paulista, e reuniu projetos de todo o país da área de empreendedorismo. A equipe da UFSM, por sua vez, apresentou os resultados e impactos dos projetos realizados localmente ao longo de 2023, que foi o primeiro ano de atividades do Time.

Equipe se deslocou até a capital paulista para participar do evento.

A equipe da UFSM esteve presente no evento, que se dividiu em três dias dedicados à discutir e à apresentar ações empreendedoras de diversas instituições. Os Times do RS, que incluem estudantes da UFSM, da UFRGS e da UNISC, também foram reconhecidos por terem continuado a atuar nas comunidades, apesar do impacto das enchentes.

Para Débora Bobsin, coordenadora do Time, o reconhecimento representa uma validação de que a equipe está no caminho certo. Em vista da fundação recente, o Enactus UFSM passou seu primeiro ano entendendo o que deveriam e poderiam fazer, além de pensar estratégias que gerassem impacto na comunidade. “Significa dever cumprido”, destaca Débora, citando ainda que o evento deu energia para continuidade das atividades, além de inspirar e estimular novas ideias.

O Time Enactus UFSM é um projeto de extensão que integra a rede Enactus Brasil. Ela, por sua vez, visa contribuir com a comunidade local, reforçando a possibilidade de construir o desenvolvimento social e econômico a partir de um novo paradigma e de iniciativas coletivas ambientalmente sustentáveis. Aos participantes, possibilita a observação de metodologias participativas e sua eficácia na construção de projetos com viés social e ambiental, por meio do contato direto com os problemas locais e as demandas da sociedade.

Estudante do projeto foi premiada individualmente

Lauren é estudante de Gestão Ambiental e membro do Time Enactus.

Dentro da programação do ENEB, ocorreu o II Simpósio Nacional de Extensão e IX Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil. Neste sub-evento, a estudante de Gestão Ambiental Lauren de Arrial Lovato apresentou o trabalho intitulado “Espaço Pachamama: Laboratório de Educação Ambiental Lúdica da UFSM”, recebendo o prêmio como melhor trabalho na categoria Protagonismo. A premiação é um reconhecimento da Enactus Brasil e do InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias). O trabalho é de autoria da aluna em parceria com as orientadoras Suzimary Specht e Doneide Kauffmann Grassi, com apoio da colega de projeto Simone Nardi.

O Espaço Pachamama é um projeto de extensão do Colégio Politécnico que visa sensibilizar crianças do quarto e quinto ano do ensino básico sobre pautas ambientais, por meio de atividades lúdicas ligadas à Agenda 2030. Lauren explica que, devido à sua participação voluntária no Time Enactus e sua bolsa de extensão no Pachamama, enxergou a possibilidade de unir esses dois interesses, o que se concretizou com a submissão do trabalho. Com a premiação, ela se sente honrada por não apenas representar a instituição como também por trazer o prêmio e o reconhecimento. Ainda, destaca que teve a oportunidade de interagir com outras pessoas da área, o que permitiu trocas de experiências e o surgimento de novas ideias, que Lauren pretende aplicar ao longo da sua formação e carreira.

Texto: Pedro Souza, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Revisão: Melissa de Barros Martini, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE