Os 9 volumes cumprem a necessidade de estruturação do sistema de turismo na Quarta Colônia
Em busca de contribuir com o desenvolvimento do território do Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, principalmente, com o desenvolvimento turístico, a UFSM, ainda em 2022, assinou o Acordo de Cooperação Técnica entre a UFSM, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (CONDESUS) e os representantes das prefeituras dos nove municípios para elaboração dos Planos Regional de Turismo (PRT) do território. O evento, na época, contou com a participação do Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Raphael Ayub.
Para a consolidação do PRT no Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, inicialmente, foram elaborados os Planos Municipais de Turismo (PMT) de cada um dos nove municípios (Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Sêca, São João do Polêsine e Silveira Martins), resultantes de um processo de pesquisa dos atrativos turísticos e de serviços disponíveis no território. No contexto turístico regional, a elaboração do PMT cumpre a necessidade de estruturação do sistema de turismo para sua efetiva realização.
Nesse processo, essa aliança permitiu que o planejamento turístico regional caminhasse de forma articulada e com estratégias para o desenvolvimento do turismo de acordo com a realidade de cada município junto às administrações municipais.
Coube à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) o papel de reunir lideranças públicas do setor de turismo para construir, de modo participativo, os PMT juntamente ao seu alicerce regional, o PRT. A equipe foi composta por docentes e estudantes da UFSM ligados aos cursos de Turismo e Geografia, liderada pelos professores Caroline Ciliane Ceretta e Adriano Severo Figueiró, com apoio da Técnica em Turismo Bibiana Schiavini Gonçalves Toniazzo, que atua na Subdivisão de Geoparques da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM (PRE/UFSM), do CONDESUS e dos dirigentes/coordenadores de Turismo representantes dos nove municípios da região. Ainda, a finalização dos nove volumes ficou a cargo das alunas de Pós-Graduação da UFSM, Camila Steinhorst e Paola Goulart, custeada por recursos próprios da PRE/UFSM.