Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

UFSM promove o evento “Território Imembuy 2024” no Espaço Multidisciplinar em Silveira Martins

Os projetos de extensão selecionados para o Território Imembuy foram apresentados durante o evento

Na tarde da última terça-feira (29), a Pró-Reitoria de Extensão (PRE), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional, promoveu o evento Território Imembuy 2024, que aconteceu no Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM em Silveira Martins. O evento teve como propósito apresentar os projetos selecionados via edital n.° 017/2024, no intuito de aproximar os municípios, impulsionar o desenvolvimento regional sustentável e promover a identidade regional.

O encontro contou com a participação de mais de 50 projetos de extensão de diversos cursos, que atuam em diferentes aspectos da sociedade, buscando promover o bem-estar das pessoas e a preservação do meio ambiente. Cada grupo apresentou seus planos estratégicos para o semestre em busca de parcerias entre os projetos.

O evento busca, por meio da extensão universitária, encontrar soluções para os problemas da comunidade, fomentando a área de turismo, cultura, empreendedorismo e demais ações. Por meio do edital, estão previstos alguns recursos orçamentários, como bolsas estudantis, materiais de consumo e transporte.

O administrador e coordenador de Desenvolvimento Regional, Leandro Nunes Gabbi, deu início ao encontro, apresentando a divisão de eixos e enfatizando a importância de estimular a cultura.

“Tudo foi pensado em torno da regionalidade, até o nome escolhido da lenda da indígena Imembuy, que é de origem daqui da região central do Estado”, comenta.

A equipe atualmente conta com mais de 15 colaboradores, entre eles servidores da UFSM e da empresa Sulclean Serviços – Santa Maria.

Após o estado de calamidade pública, devido à crise climática do Rio Grande do Sul, alguns projetos destinaram sua linha de atuação para revitalização dos municípios e comunidades da região central do Estado. A ação de extensão “Manutenção, estruturação de ações e programas do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica (CGBH) dos Rios Vacacaí e Vacacaí Mirim” é uma delas, que busca promover o planejamento, a organização, a divulgação, a mobilização e a informação das atividades aos moradores locais.

Empreendedorismo e valorização da agricultura familiar para fortalecer o corpo social da região também foi um tema abordado no evento. Já o “Observatório e Laboratório de Marcas” fomenta os negócios locais, produz identidades visuais e oferece cursos para pequenos empreendedores da Quarta Colônia, e o projeto “Flores para todos” usa da floricultura como fonte renda às famílias rurais pela produção sustentável e a promove como ferramenta pedagógica na inserção de educação de campo.

Educação e história dispôs de diversos projetos, coordenado pela Profa. Amanda Eloina Scherer, “A memória escolar no distrito de Silveira Martins entre 1935 a 1978” conta o caso das escolas municipais rurais, sob a ótica de retomar a história institucional educacional e promover expectativa para os alunos municipais de Silveira Martins.

Cultura e aprendizado, em “Artes e Luzes”, é um projeto de extensão vinculado ao curso de Licenciatura em Letras Espanhol. A proposta é o ensino de espanhol através da arte cinematográfica, aproximando os alunos do cinema, da música e da literatura de uma forma leve e perceptiva.

Esses e mais de 50 projetos escolhidos fazem parte do Território Imembuy. Conheça os projetos selecionados no link: Resultado Final Edital Território Imembuy. O Território Imembuy, apesar de contemplar propostas de desenvolvimento desde 2022, conseguiu ampliar este ano o seu panorama para quatro eixos e objetivos específicos, entre eles: Santa Maria, Distrito Criativo Gare, Geoparques Mundiais da UNESCO, Centro de Apoio a Pesquisas Paleontológicas (CAPPA) e demais municípios pertencentes ao Consórcio Intermunicipal da Região Central do Rio Grande do Sul (CIRC – RS).

As atividades dos projetos selecionados seguem com apoio da Pró-Reitoria de Extensão. Para acompanhar os projetos de extensão, editais vinculados à UFSM e mais informações, acesse: @extensaoufsm (Instagram) ou PRE – Pró-Reitoria de Extensão UFSM (Facebook).

_____________________________________________________________________________________________________

Texto e Imagens: Ana Bacovis, bolsista de Jornalismo da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Revisão: Camila Steinhorst, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Imagens: Acervo do Desenvolvimento Regional PRE/UFSM

Nenhum evento futuro,
confira os eventos já realizados.