Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM lança Mapa da Extensão com ações desenvolvidas durante a crise climática no Rio Grande do Sul

Ferramenta reúne iniciativas acadêmicas em prol da reconstrução do Rio Grande do Sul



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), lançou, nesta segunda, 27, uma edição especial do Mapa da Extensão. Reunindo ações desenvolvidas pela comunidade acadêmica durante a emergência climática no Rio Grande do Sul, o Mapa integra o programa UFSM Solidária e Cidadã, disponibilizando à sociedade gaúcha os esforços empreendidos pela universidade na reconstrução do Estado.

A ferramenta disponibiliza ao público as informações de contato com as pessoas responsáveis pelas ações, além dos objetivos e dos locais atendidos pelas atividades. No Mapa, é possível ter uma dimensão territorial das iniciativas realizadas pela UFSM, observando de forma georreferenciada a atuação da comunidade acadêmica junto às comunidades atingidas pela catástrofe climática.

De acordo com a pró-reitora adjunta de extensão e coordenadora de articulação e fomento à extensão, Jaciele Sell, o Mapa é um importante instrumento para a sociedade conhecer os esforços da UFSM para reduzir os impactos da catástrofe climática no estado e acessar os trabalhos disponibilizados. 

“Sabemos que todo o Rio Grande do Sul foi afetado pela tragédia, mas nossa posição nos estado faz com que priorizamos as ações em locais mais próximos dos nossos campi. Hoje, estamos trabalhando de forma articulada no atendimento dos bairros de Santa Maria e de Cachoeira do Sul, cidades que abrigam campi da UFSM, além dos municípios da Quarta Colônia, também fortemente atingidos pelas chuvas”, ressalta.

Jaciele também recorda que há ações que estão sendo desenvolvidas em outros locais do Estado, oferecendo suporte tanto às comunidades locais quanto aos gestores públicos para poderem agir de forma mais efetiva nesse período.

 

Sobre o Mapa da Extensão: UFSM Solidária e Cidadã

A edição especial do Mapa da Extensão unifica ações emergenciais e de longo prazo desenvolvidas pela comunidade acadêmica da UFSM. Além de disponibilizar a ação e o contato com a pessoa responsável, o Mapa também identifica o local de realização das atividades, o público-alvo, as parcerias realizadas e a força de trabalho empregada.

É possível, ainda, ter uma dimensão da atuação universitária na reconstrução do estado, oferecendo a oportunidade de engajamento da comunidade acadêmica e de acesso às ações ofertadas para pessoas atingidas pela tragédia ou pelo poder público. Até a publicação desta matéria, o Mapa reunia 130 ações no território gaúcho.

O Mapa da Extensão é desenvolvido pela UFSM desde 2019, apresentando de forma espacializada projetos, programas e demais ações de extensão desenvolvidas pela Universidade em todo o território nacional. Com objetivo de fortalecer os vínculos entre a comunidade acadêmica e a sociedade, são disponibilizadas informações de contato e objetivos das ações, oportunizando o intercâmbio de saberes e a resolução de questões sociais.

Para mais informações, basta entrar em contato pelo e-mail: cafe.pre@ufsm.br

O Mapa da Extensão: UFSM Solidária e Cidadã está disponível neste link.


Texto: Wellington Hack, jornalista Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-9893

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes