Encerrando os cursos promovidos pelo Progredir Geoparque Quarta Colônia no município de Faxinal do Soturno, aconteceu, na noite da última quinta, 23, a formatura e a entrega de certificados a 85 estudantes do programa. A cerimônia contou com a participação dos familiares e amigos das/os formandas/os, representantes da UFSM e do CRAS de Faxinal de Soturno, além do CONDESUS e da Prefeitura Municipal. Ao todo, três cursos foram finalizados: Massas artesanais e possíveis aplicações, Sabão, sabonetes e cosméticos naturais e Garçom; Garçonete.
Para a responsável junto à UFSM do Progredir Geoparque Quarta Colônia, Angelita Zimmermann, a ação desenvolvida no território aprimorou os conhecimentos e as habilidades pessoais que os moradores já tinham, além de incentivar outras criações pessoais, com olhos nos potenciais naturais e culturais do Geoparque, o reconhecimento e os laços de amizade entre as pessoas que integram a comunidade. Angelita também agradeceu pelo acolhimento da UFSM na cidade, ressaltando as contribuições que cada egressa/o imprimiu no programa. “Cada um que está aqui hoje é reconhecido e é importante para o território. Aquilo que vocês já faziam aqui, neste local, será cada vez melhor”.
De acordo com a coordenadora do CRAS de Faxinal do Soturno, Cristina Cerezer, o Progredir Geoparque Quarta Colônia permitiu a vários estudantes ingressarem no mercado de trabalho após a conclusão das formações, atuando como um importante incentivo para a qualificação profissional e pessoal das/os moradoras/es. Cristina ainda destacou a parceria com diferentes secretarias do município e com a UFSM para que as formações fossem acessíveis ao maior número de moradores.
A formanda Jaqueline Pinheiro ressaltou a importância do Progredir Geoparque Quarta Colônia para o compartilhamento de experiências e saberes entre as participantes, além de servir de um espaço privilegiado para o respeito às diferenças e o convívio afetivo. “Quem de nós não voltou à infância ou à adolescência, quando a mãe ou a avó fazia as massas, os molhos e os sabores. Quem de nós não sentiu aquela saudade que acalenta a alma ou lembranças revividas durante os cursos”, lembrou em seu discurso.
PROGREDIR GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA EM NÚMEROS | FAXINAL DO SOTURNO
Iniciado em 2022 no Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, o Progredir encerra suas atividades em dezembro de 2023. O programa é desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos nove municípios que integram o território e conta com financiamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Governo do Brasil).
No município de Faxinal do Soturno, o Progredir Geoparque Quarta Colônia promoveu, em dois anos, 544 horas de formação, divididas em 13 cursos com mais de 500 participantes inscritos – representando, aproximadamente, 8% da população local.
Textos e fotos: Wellington Hack, jornalista Progredir Geoparque Quarta Colônia UFSM