Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Editora PRE completa 100 publicações de cartilhas e produções editoriais

A contagem das publicações começou em 2018 com o Edital Série Extensão

A Editora PRE fortalece a prática extensionista com a publicação de e-books, cartilhas, livros, revistas, mapas e outros produtos editoriais. Neste mês, foi alcançada a marca de 100 publicações de cartilhas e produções editoriais. As obras são desenvolvidas por docentes, técnicos-administrativos em educação e estudantes envolvidos em ações de extensão da UFSM. Todas as obras são disponibilizadas gratuitamente no site da Pró-Reitoria de Extensão, para a população interessada em acessar o conteúdo. Além disso, alguns materiais impressos são disponibilizados à comunidade e na biblioteca da UFSM.

A Editora

As obras publicadas pela Editora PRE promovem a divulgação do conhecimento na sociedade e na academia. A Editora é vinculada a Subdivisão de Divulgação e Eventos da Pró-Reitoria de Extensão, que divulga anualmente dois editais para inscrições de propostas, sendo um exclusivo para livros, em parceria com a Editora UFSM, e outro para os demais produtos editoriais. As obras devem ser vinculadas a uma ação de extensão registrada na UFSM, com autoria ou coautoria de, pelo menos, um servidor extensionista ativo na Universidade.

Hoje, a Editora PRE já soma 100 publicações de produtos editoriais, 10 livros e 9 anais de eventos. Todas as obras publicadas pela Editora PRE dispõem de Selo Editorial, número de ISBN e registro catalográfico. As publicações podem ser solicitadas por servidores da UFSM, através do Edital Série Extensão.

Série Extensão

Desde 2018, a Pró-Reitoria de Extensão lança anualmente o Edital Série Extensão, para a seleção de publicações que irão  compor a coleção “Série Extensão” do ano vigente. Todas as publicações são categorizadas quanto à área temática da extensão e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) atendidos pela obra e pela ação extensionista. São publicados dois Editais Série Extensão, um da Editora PRE para publicação de cartilhas e outros produtos editoriais, e outro em parceria com a Editora da UFSM, que visa a publicação de livros originais.

A Série Extensão Geoparques é uma coleção especial, que reúne as publicações produzidas pelos projetos vinculados à Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO e ao Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO. As obras contemplam as ações e atividades realizadas pela atuação da UFSM nos dois territórios.

Além das publicações desenvolvidas pelos projetos, a Editora também realiza a publicação de Anais de Eventos, com trabalhos apresentados em eventos de Extensão Universitária, que são de extrema importância para o avanço da Extensão no Brasil e na América Latina. A Editora PRE já realizou a publicação de anais de eventos como a Jornada Acadêmica Integrada (JAI), da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS).

Os extensionistas interessados em publicar uma obra na Editora PRE podem  inscrever-se no Edital Série Extensão, o qual é divulgado no segundo semestre de 2023. Os últimos Editais podem ser encontrados nos links abaixo: