Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Espaço da UFSM no Shopping Praça Nova recebeu cinco ações durante o mês de julho

O uso do Espaço da UFSM é gerenciado pela PRE através de edital de fluxo contínuo.

No último mês, o Espaço da UFSM no Shopping Praça Nova recebeu cinco ações vinculadas à extensão da universidade. O local está disponível para realização de mostras, exposições institucionais ou outras atividades vinculadas a projetos desenvolvidos pela UFSM. O uso do local é gerenciado pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE) através do Edital de fluxo contínuo disponível no site.

Os estudantes da disciplina de Introdução à Biologia Vegetal apresentaram os trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre

No primeiro dia do mês, o Espaço recebeu uma atividade do curso de Ciências Biológicas da UFSM. O evento foi organizado por docentes e discentes da disciplina de Introdução à Biologia Vegetal, para promover uma discussão sobre as causas e problemas da impercepção botânica. A atividade surgiu com o objetivo de conscientizar os visitantes da importância ecológica, econômica e cultural das plantas. Durante a tarde, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos na disciplina e atividades para informar ao público sobre os problemas causados pela falta de atenção e cuidado às plantas.

A exposição “Caminhos da Lã” contou aos visitantes a história da lã no Rio Grande do Sul.

Ainda no início do mês, a mostra “Caminhos da Lã” esteve presente no Espaço do dia 03 ao dia 05 de julho. A mostra contou com painéis, fotos e objetos que contavam a história da lã no Rio Grande do Sul. O evento buscava retratar a importância e o papel do artesanato em lã na história e cultura do Estado, levando emprego e renda a muitos gaúchos.

Esta foi a terceira edição do NutripetDay realizada no Espaço da UFSM

No dia 15 de julho, o Espaço da UFSM recebeu, pela terceira vez, o Nutripet Day. O evento é promovido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Animais de Companhia (NEPAC), do Departamento de Zootecnia. Nesta edição, foram divulgadas boas práticas de alimentação, bem-estar e saúde dos animais de companhia. A equipe do NEPAC realizou uma avaliação nutricional dos animais, a conscientização ao não abandono e passou dicas de nutrição aos visitantes. Os tutores interessados puderam receber uma dieta completa para seus pets ao realizar uma doação ao Projeto Zelo.

A Exposição de Animais Peçonhentos esteve presente no Espaço no dia 16 de julho. Durante a tarde, foram apresentados animais peçonhentos da Coleção Didática do Laboratório de Herpetologia da UFSM, para desmistificar os mitos envolvendo estes animais. Foram apresentadas as principais espécies que ocorrem no Pampa, além de instruções sobre como evitar acidentes e incentivar a conservação destes animais.

Os animais apresentados aos visitantes fazem parte da Coleção Didática do Laboratório de Herpetologia da UFSM
Exposição comemorou os 10 anos da Revista

Entre os dias de 21 a 28 de julho, o Espaço recebeu a “Exposição 10 Revista Arco”, em comemoração ao aniversário de 10 anos da revista. Durante a semana, foram expostas 18 imagens que marcaram a década de existência da Revista, envolvendo diversas reportagens importantes para sua história. A exposição também irá circular em outros espaços, como escolas de Santa Maria, shoppings, feiras e também nos demais campi da UFSM. As imagens eram acompanhadas de um QR Code, que levava ao acesso da reportagem completa. A Arco é dedicada à divulgação científica e cultural da Universidade e, há 10 anos, busca aproximar a sociedade das pesquisas e dos cientistas da instituição.

Estudantes ou servidores interessados em realizar atividades no Espaço da UFSM no Praça Nova podem realizar a solicitação de uso através do formulário presente no Edital 043/2022 da PRE com, no mínimo, 30 dias de antecedência do evento. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenadoria de Apoio e Fomento a Extensão (CAFE) através do e-mail cafe.pre@ufsm.br ou pelo ramal 3220-8218.