29ª edição do FEICOOP aconteceu no último final de semana
11 ações de extensão universitária e 20 atrações culturais da UFSM participaram do evento.
Publicado em . Atualizado
Foto: Wellington Hack
No último final de semana, aconteceu a 29ª edição da Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (FEICOOP) em Santa Maria. O evento iniciou na sexta-feira (07) e terminou no domingo (09), no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. Desde 2015, a UFSM participa da organização da FEICOOP através de um convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária mediado pela Incubadora Social. Neste ano, o estande da UFSM na Feira recebeu visitas de organizações de várias regiões do país, visando parcerias, diálogo e discussões com a Incubadora Social. Ao todo, 11 ações de extensão universitária participaram do evento e 20 ações culturais da UFSM foram apresentadas no Palco Cultural da FEICOOP. Além disso, cinco empreendimentos da Incubadora Social realizaram a exposição de seus produtos na Feira.
Entre algumas das ações de extensão que participaram da FEICOOP, estavam:
A atividade da Liga Acadêmica de Histologia foi um complemente aos temas propostos pelo projeto de extensãoO Grupo de Estudos em Linguagem e Interculturalidade (GELI), que realizou uma exposição de materiais artísticos produzidos pelo grupo junto às escolas indígenas de Santa Maria.
A Mostra de Ciências Morfológicas, que realizou uma exposição de seu acervo, onde os visitantes puderam observar as preparações especiais de espécimes naturais e modelos sintéticos de várias espécies de vertebrados. A exposição tinha o objetivo incentivar uma reflexão sobre a importância de hábitos saudáveis, através da comparação de estruturas morfológicas saudáveis e patológicas.
O Grupo de Alfabetização Científica em Ciências Morfológicas (MORFOEDUCA) e a Liga Acadêmica de Histologia, que realizaram uma mostra para divulgar seus projetos de extensão. Eles distribuíram materiais impressos associados à prevenção de doenças. A Liga Acadêmica de Histologia também ofereceu microscópios, para que os visitantes pudessem observar os tecidos do corpo humano.
O Projeto Trabalho e Vida Digna: ações com mulheres selecionadoras e catadoras de resíduos sólidos, que expôs os produtos confeccionados por mulheres em vulnerabilidade social.
O Coletivo Pretendedorismo é um dos empreendimentos incubados na UFSM
Além das ações de extensão, cinco empreendimentos da Incubadora Social da UFSM participaram como expositores: o Recicla Pampa; o Coletivo Pretendedorismo; o Movimentos Meninos e Meninas de Rua; o Corre Dazarte; e o Recicle Arte. Os empreendimentos incubados, além de comercializar seus produtos, puderam participar de trocas e conexões com outros empreendimentos, cumprindo com o propósito da economia solidária.
Confira quais foram as atrações culturais apresentadas durante a FEICOOP:
Sexta-feira – 07 de julho
Voz e Violão, com Nicole Postai Ostwald
Jovem NX, com Vinícius Marcos de Souza Lima
Viagem pelo Brasil, peças cantadas e instrumentais nacionais com Gabriel Adams
R Duo Acústico
Banda de Rock Internacional
Mostra de Dança Árabe
Sábado – 08 de Julho
Coronel cobra
Artes Cênicas Ensinamento
Dub Selecta
Banda Cover de Música POP
Domingo – 09 de julho
Germinar a Voz Plantada
Espetáculo Teatral solo “PETRA”
Para o que olha sem ver: Uma homenagem a obra de Noel Guarany Filipe Manzoni
Aurora Dark
Tributo ao Rock n’ Roll
Banda Universitária Tirana
Performance da Diversidade na Dança
Os Capricas
Banda Tattão
Peppers Jam
Na foto, Victor de Carli Lopes e Nathália Righi Trindade apresentando o PROGREDIR SM para a comunidade
Durante a FEICOOP, também aconteceu o lançamento do PROGREDIR Santa Maria, projeto que irá oferecer cursos de aprimoramento de habilidades profissionais e geração de conhecimento para pessoas inscritas no Cadastro Único de Santa Maria. A apresentação do projeto foi realizada pela administradora da Incubadora Social, Nathália Righi Trindade, e pelo coordenador do CODERC, Victor de Carli Lopes. No público, estavam representantes do governo estadual e municipal, entre eles: o prefeito da cidade, Jorge Pozzobom, o Deputado Estadual Valdeci Oliveira, Gustavo Saldanha (SAS/RS), Paulo Afonso Burmann (SEDUC/RS), José Luis Viera Eggres (8° CRE/SM), e Leonardo Kortz (PMSM – Desenvolvimento Social). Também estavam presentes Diretores de Centro, Pró-Reitores, professores, servidores e acadêmicos da UFSM, entre eles o Chefe de Gabinete, Eduardo Rizzati e a Pró-Reitora Adjunta de Extensão, Jaciele Sell.
O credenciamento de cursos do PROGREDIR Santa Maria está com inscrições abertas até o dia 16 de julho. Neste edital, será realizada uma captação interna de servidores e/ou estudantes da pós-graduação da UFSM que têm interesse em ofertar cursos aos santa-marienses. Mais informações podem ser obtidas no Edital.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.