Na semana passada, servidores e estudantes da UFSM participaram do VI Congresso de Extensão da AUGM: Democratização da Extensão Universitária. O evento internacional foi realizado na Unicamp, em São Paulo, entre os dias 27 e 30 de junho. Durante o congresso, a UFSM trocou experiências e conhecimentos com outras universidades e construiu novas parcerias e conexões. Os representantes da universidade ministraram oficinas e apresentaram trabalhos no Congresso de forma presencial e online. Além disso, foram promovidas discussões sobre a importância da extensão universitária e seu papel na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Durante os quatro dias de evento, a comitiva da UFSM ministrou três oficinas e apresentou 14 trabalhos, sendo quatro presencialmente e o restante de forma online. Entre os representantes da UFSM, estavam as servidoras Taís Drehmer Stein e Alice Moro Neocatto; as acadêmicas Aline Rabelo e Bruna Schmidt Kruger; e as professoras Neila Santini de Souza e Laís Helen Loose. A Pró-Reitora Adjunta de Extensão, Jaciele Sell, participou da Mesa Redonda “Desarrollo sustentable y la agenda 2030”, que pode ser conferida através do link.
Oficinas
No dia 30 de junho, a oficina “ODS, Agenda 2030 e Universidades” foi apresentada presencialmente no Congresso pelas servidoras Alice Moro Neocatto e Taís Drehmer Stein. Elas apresentaram a Agenda 2030 e seus 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, com o objetivo de desenvolver a cultura de sustentabilidade entre os participantes. A oficina também foi um espaço para refletir sobre como as universidades podem ser agentes de execução e monitoramento da Agenda 2030 em seus territórios. As servidoras apresentaram o andamento do processo de implementação dos ODS nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFSM, para estimular o processo em outras instituições de ensino superior. A Pró-Reitora de Extensão da Universidade Goiás (UFG), Adriana Souza e a Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará, Rosenildes Guimarães, participaram da oficina.
Além desta, outras duas ações foram ministradas de forma remota por representantes da UFSM. No dia 28, pela manhã, a oficina “O Internacional e o local: construindo pontes sustentáveis através da Paradiplomacia e a extensão” foi ministrada pelos professores Günther Richter Mros e Joséli Fiorim Gomes, juntamente com os alunos da graduação Arthur Beque Medeiros, Isadora Brand Fabrizio, Thiago Noschang Cabral e Thor Lopes ten Caten. A apresentação mostrou de que forma o curso de Relações Internacionais vem promovendo a Agenda 2030 através da Extensão, levando a implementação do internacional no local. Eles apresentaram como a paradiplomacia e palestras podem ser uma forma de implementar os princípios de desenvolvimento social nas comunidades locais.
Na manhã do dia 30, a professora Giuliana Redin ministrou a oficina “Atuação do MIGRAIDH/Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFSM na Proteção e Promoção dos Direitos Humanos da População Migrante e Refugiada”, também de forma remota. Dividida em três módulos, a oficina proporcionou a formação de atores e agentes para o ativismo na proteção e promoção dos direitos humanos da população migrante refugiada no âmbito acadêmico. Além disso, foi promovida uma reflexão sobre os fundamentos psicossociais e os mecanismos políticos-jurídicos-sociais que determinam a xenofobia estrutural e a exclusão social do migrante. Ela apresentou o grupo MIGRAIDH, sua atuação na UFSM nos eixos ligados à proteção e aos direitos humanos e os resultados das ações promovidas.
Apresentação de trabalhos
No dia 28, a comitiva da UFSM apresentou 4 trabalhos presenciais no Congresso. Foram dois trabalhos de estudantes: “Desmistificando a Engenharia Aeroespacial e Promovendo Carreiras STEM: O Projeto de Extensão Aerospace Education UFSM”, apresentado pela acadêmica de Engenharia Espacial, Aline Rabelo Antunes; e o “Atenção à Cronicidade e Deficiência na Infância: Ações Interprofissionais na Extensão Universitária”, apresentado pela acadêmica de nutrição Bruna Schmidt Kruger.
A professora Laís Helen Loose, do Departamento de Estatística, apresentou o trabalho “STATUFSM: Popularizando a Agenda 2030 e sua Relação com a Estatística”, e a servidora Alice Moro Neocatto, da Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão, apresentou a “Inserção da Extensão nos Currículos da UFSM: Cenário e Possibilidades Pós-Pandemia UFSM”.
Entre os trabalhos apresentados de forma remota no Congresso, estavam:
- 50ª Feira do Livro de Santa Maria – RS: Jogar é preciso: O Lúdico para Promoção de Qualidade de Vida, por Marines Santos Brasil.
- O Papel do Projeto Conscientiza na Curricularização da Extensão no Curso de Nutrição, por Greisse Viero da Silva Leal.
- Desenvolvimento de Estratégias de Saúde na Educação Básica e Profissional, por Letícia Alves Hunhoff Brasil.
- Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Bioestatística: Criando redes de Comunicação online, por Deivis Felipe Guerreiro Fagundes Brasil
- Potencialidades ético-políticas da extensão na psicologia: um relato de experiência Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por Rafael De Mamann Nascimento
- Saberes Entre a Escola e O Curso de Arquitetura e Urbanismo: As Trocas Realizadas no Segundo Ano, por Valéria Rolim Marostega
- O Internacional e O Local: Construindo Pontes Sustentáveis Através da Paradiplomacia e Extensão, por Arthur Beque Medeiros
- CINECLUBE DA BOCA: Cinema, Audiovisual, Patrimônio, Memória e Formação em Imagens em Movimento. Divertir, Instruir e Emancipar!, por Gilvan Veiga Dockhorn
- Atendimento Familiar e de Casal na Modalidade de Coterapia: Relato de Experiência a Partir Da Abordagem Sistêmica, por Ana Paula Pegoraro Borge
Texto por: Luísa Monteiro – Bolsista de Jornalismo