A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu, nesta quinta-feira (09), o Selo ODS Educação, outorgado pelo Programa Estratégico UnB 2030, Instituto Selo Social e GT Agenda 2030. O prêmio é um reconhecimento aos projetos e instituições que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estimulem o desenvolvimento de iniciativas alinhadas às metas da Agenda 2030 – protocolo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Esta edição do evento destacou os trabalhos que contribuem para assegurar o alcance do ODS 04 – Educação de Qualidade, desenvolvendo ações inovadoras e conectadas com as metas presentes no Objetivo. A UFSM foi reconhecida por meio do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional (MIGRAIDH) e dos trabalhos institucionais desenvolvidos na implementação da Agenda 2030 nos territórios de abrangência da Universidade.
A cerimônia de premiação foi realizada em Brasília (DF) e contou com a participação de membros de Instituições de Ensino Públicas e Privadas, representantes da sociedade civil, gestores públicos, empresas e participantes do Instituto Selo Social. Ao todo, 17 organizações foram certificadas nesta edição, sendo identificados 241 impactos sociais e 126 projetos desenvolvidos. A UFSM foi representada pela servidora Alice Moro Neocatto, da Pró-Reitoria de Extensão, e pela professora Giuliana Redin, coordenadora do MIGRAIDH.
Para saber mais sobre a Agenda 2030 na UFSM, basta acessar este site.
Texto: Wellington Hack, Pró-Reitoria de Extensão UFSM, com informações da Universidade de Brasília (UnB)