Foi realizada, na última quinta, 20, uma capacitação sobre a participação de Empresas Juniores em Contratos Públicos, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e pelo Departamento de Material e Patrimônio (DEMAPA), ambos da UFSM. A ação, que teve por objetivo apresentar, às Empresas Juniores (EJs), como participar de oportunidades junto ao setor público, contou com a participação de 15 EJs da UFSM e de representantes do Núcleo de Empresas Juniores de Santa Maria. Na ação, foram apresentados os principais tópicos e foi abordado como as EJs podem se habilitar para concorrer nos processos públicos. A capacitação foi ministrada pelos servidores Alessandra Daniela Bavaresco, Ledi Pedroso Mota e Luciano Anchieta Benitez.
“Essa iniciativa surgiu a partir de uma demanda observada nas EJs, uma vez que a maior parte das Empresas Juniores tem a experiência do mercado privado e, muitas vezes, carece de conhecimentos e informações sobre a gestão pública, para poder participar de contratos nesse âmbito”, comenta Ana Paula Perlin, Chefe da Subdivisão de Ações Comunitárias da PRE. Esse trabalho integra as ações que a Universidade vêm promovendo para qualificar as suas atividades empreendedoras.
Desde 2019, os esforços em desenvolvimento pela UFSM visam ao trabalho de regularização, de promoção e de articulação das Empresas Juniores na Universidade. “Em 2020, nós conseguimos aprovar uma Resolução Institucional de Regulamentação das EJs, que passaram a ser um dos eixos de atuação da subdivisão. Também foi constituído um Conselho Interno para dar suporte a essas empresas, e iniciamos uma campanha de divulgação para dar visibilidade a essas ações”, lembra Ana Paula. Além dessas atividades, a PRE busca envolver as EJs nos projetos estratégicos da Universidade, como o Projeto Geoparques, o que possibilita verificar, de maneira mais efetiva, as carências e as demandas apresentadas pelas Empresas. O trabalho desenvolvido pela Instituição conta com parceiros externos, como a Federação das Empresas Juniores do Rio Grande do Sul (FEJERS) e o Núcleo de Empresas Juniores de Santa Maria (NEJSM).
Em 2019, a Universidade Federal de Santa Maria ficou em 9.º lugar como a universidade mais empreendedora do Brasil e em 2.º como a do Rio Grande do Sul. Esse resultado possibilitou à Universidade receber recursos para a construção e adaptação de espaços institucionais para ações inovadoras. Neste ano, a expectativa é que a Universidade suba no ranking, a partir das ações que vêm sendo desenvolvidas pela Instituição.
Você pode conhecer as Empresas Juniores da UFSM aqui.
Redação: Wellington Felipe Hack/ PRE
Revisão: Erica Medeiros/ PRE
Agenda 2030 na UFSM
A ação de Extensão apresentada neste texto atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.