Na última sexta-feira (03), foram abertas as inscrições para a II Jornada Interdisciplinar de Formação de Professores em Educação Patrimonial. Elas podem ser efetuadas até o dia 15 de julho, através do link: https://forms.gle/YZhar2C8dPdiV6rw6. Nesta segunda edição, o evento será realizado no formato online. Educadores dos nove municípios que integram o Projeto Geoparque Quarta Colônia, iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, terão prioridade de inscrição. Demais interessados na temática também podem se inscrever.
A I Jornada, que foi realizada em fevereiro de 2020 no campus sede da UFSM, contou com um público de cerca de 200 pessoas, formado por docentes, diretores(as) de escolas e Secretárias (os) de Educação da região da Quarta Colônia. Tendo em vista o distanciamento social e as medidas de combate ao novo coronavírus, Adriano Figueiró, professor do Departamento de Geociências da UFSM, integrante do Projeto Geoparque Quarta Colônia e coordenador do Grupo de Pesquisa em Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão da Água – PANGEA, explica as mudanças necessárias para esta segunda edição:
“A primeira edição ocorreu na modalidade presencial. Agora, por conta da pandemia, toda a Jornada será realizada de forma remota. Com isso, cada palestrante terá um tempo maior de fala, porque será um palestrante por semana. Além disso, foram incluídos novos temas que não foram abordados em fevereiro”, comenta.
A segunda edição da Jornada, que será realizada semanalmente, de 17 de julho a 25 de setembro, vai contar com duas presenças internacionais: professores de Portugal da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que falarão sobre as temáticas do Geoparque. Além disso, nove docentes e servidores da UFSM abordarão o tema da Educação Patrimonial dentro de suas áreas de atuação.
A Professora Maria Medianeira Padoin, do Departamento de História da UFSM, integrante do Projeto Geoparque Quarta Colônia e coordenadora de projetos/programas de Extensão na Quarta Colônia, comenta sobre os fundamentos do ensino sobre patrimônios e seus objetivos dentro do evento:
“A Educação Patrimonial propicia uma formação continuada, com uma visão ampla, reflexiva e instrumental a partir de conteúdos e temáticas específicas, que envolvem o conhecimento sobre a Quarta Colônia. Além disso, possibilita o diálogo, o aprendizado compartilhado, a valorização de experiências educativas entre a comunidade envolvida e a colaboração na integração regional, a partir da educação patrimonial, como política de preservação, de inovação e desenvolvimento, na perspectiva do Geoparque”, conta.
A II Jornada Interdisciplinar de Formação de Professores em Educação Patrimonial é uma realização do Projeto Geoparque Quarta Colônia, do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região dos Campos de Cima da Serra (Condesus) e da UFSM.
Texto: Rubens Guilherme Santos/ PRE UFSM
Revisão: Erica Medeiros/ PRE UFSM