Colheita da Oliva em Caçapava do Sul
Na última sexta-feira (06), aconteceu a abertura oficial da colheita de Oliva no Rio Grande do Sul, no município de Caçapava do Sul (RS). O evento, que foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura, pelo Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, contou com a presença de membros do projeto Geoparque Caçapava, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM.
Junto aos parceiros do Projeto Geoparque Caçapava – a Universidade Federal dos Pampa (Unipampa) e as empresas de turismo locais -, foi apresentado, ao público participante do evento, o potencial turístico que a região possui, agora ainda mais fortalecido pelo oliviturismo e pela Rota das Oliveiras (Lei 15.309/2019 de 29/08/19). Os olivais da região, além de serem empreendimentos que promovem o desenvolvimento rural, produzem azeites já renomados e premiados em diversos eventos, contribuindo com a economia não apenas da região, mas também do estado. Além disso, o oliviturismo vem se destacando como um setor que fortalece o turismo rural, através da possibilidade de os visitantes vivenciarem os processos que envolvem a produção dos azeites desde a etapa de colheita, bem como por oferecer opções diferenciadas de hospedagem e gastronomia.
O município de Caçapava do Sul se encontra em uma região que, além de integrar as condições de solo e de clima ideais para a produção de oliva, pode proporcionar experiências únicas de natureza e bem estar, unindo as belezas naturais de Caçapava do Sul com o sabor de um geoproduto diferenciado e qualificado.
Com informações do Projeto Geoparques PRE
Redação: Wellington Hack/Pró-Reitoria de Extensão
Edição: Aline Saldanha/Pró-Reitoria de Extensão
Revisão: Erica Medeiros/Pró-Reitoria de Extensão