No último dia 19 de novembro, a diretora do Planetário da UFSM, Jaqueline Trentim Machado, foi eleita para a nova gestão do Sistema Municipal de Museus de Santa Maria (SMMSM). A Coordenação, que gerenciará os espaços atendidos pelo SMMSM pelos próximos dois anos, conta também, com o diretor do Museu de Arte de Santa Maria, Márcio Flores e a Coordenadora Técnica do Centro Histórico Coronel Pillar, Maria Cândida Skrebsky, tendo os três igual representatividade.
O Sistema, atualmente, conta com 16 museus localizados na cidade de Santa Maria, sendo quatro mantidos e gerenciados pela UFSM: o Planetário, o Memorial da Cultura e Imigração Japonesa, o Museu de Arte, Ciência e Tecnologia e o Museu Gama D’Eça, no centro da cidade.
O Sistema Municipal de Museus de Santa Maria (SMMSM) foi criado em 2004 objetivando facilitar o diálogo entre os museus e as instituições afins, atendendo as premissas da Política Nacional de Museus. O SMMSM busca construir uma ampla e diversificada rede de parceiros que, somando esforços, contribuam para a valorização, a preservação e o gerenciamento do patrimônio cultural brasileiro, que está sob a guarda dos museus, tornando-os cada vez mais representativos na diversidade cultural do país.
Texto: Wellington Hack/Pró-Reitoria de Extensão
Revisão textual: Erica Medeiros/Pró-Reitoria de Extensão
Foto: Taiane Teixeira Lopes