PROJETO PARCEIRO – FALAQUÍ
Descrição
Qual o sentido desta ação?
Sensibilizados pelo momento de urgência social e subjetiva advindo da tragédia político-climática ocorrida no estado do RS em abril de 2024, em um primeiro momento, foram propostos espaços de escuta e acolhimento em saúde mental para estudantes da graduação e da pós-graduação de Universidades gaúchas afetados pelos efeitos da tragédia político-climática.
Neste momento, frente à temporalidade dos acontecimentos no Estado e às reflexões que os efeitos dessa experiência nos convocam, ampliamos o espaço de escuta do sofrimento psíquico dos universitários. Assim, o FALAQUI atualmente oferta escuta e acolhimento em saúde mental a estudantes de Universidades Públicas brasileiras em geral.
Como acessar?
Os acolhimentos do FALAQUÍ são realizados de forma remota (online e síncrona, das 9h às 20h), via plataforma Google Meet ou por ligação de áudio/vídeo. O contato inicial deve ser realizado pelo WhatsApp (51) 9818-5722. No whats, os estudantes respondem a algumas poucas questões por escrito e, em seguida, são encaminhados para os escutadores-pesquisadores. Os acolhimentos poderão se estender por alguns encontros online e, considerando-se as necessidades e demandas específicas, serão encaminhados à rede de saúde, educação e assistência social de referência, para zelo do bem-estar físico, psíquico e social dos jovens universitários.