A demanda por vagas e a preocupação com a contaminação por Covid-19 foram o tema central da reunião
No início da tarde desta quinta-feira, 24, representantes da reitoria, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU) reuniram-se para debater a entrada de novos residentes na CEU. A questão faz emergente com a chegada de um novo e presencial semestre na Universidade, dia 11 de abril.
Estiveram presentes na reunião moradores da CEU I (localizada no centro de Santa Maria), direção e moradores da CEU II (campus Camobi), representantes do DCE, o Auditor-Chefe da instituição, Ivan Henrique Vey, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Gisele Guimarães, a Pró-reitoria adjunta de Assuntos Estudantis, Angélica Iensen e a vice-reitora da UFSM, professora Martha Adaime.
Medidas encaminhadas
Para solucionar a questão da moradia provisória, isto é, o local onde o estudante fica enquanto espera uma vaga de apartamento na CEU, foi decidido pelo aumento da ocupação da União Universitária para 80 pessoas. Essa resolução ainda será apresentada ao COE-E (Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação – Covid-19). Com a utilização da CEU I para esse mesmo fim, o número de acolhidos sobe para 100 e mais uma ampliação ainda será discutida.
Novas vagas
Outro ponto foi a liberação de cerca de 200 vagas daqueles moradores estudantes que se formaram, os quais terão até 15 dias para disponibilizá-las. Além disso, será avaliado o uso daquelas ocupadas por servidores e trabalhadores terceirizados.
Outras definições
O Centro de Processamento de Dados (CPD) irá apresentar um relatório para que sejam implementadas melhorias na internet da Casa do Estudante. Em relação à contaminação da Covid-19 na União Universitária, enquanto for utilizada como espaço de transição para quem for chamado pela PRAE para ocupar as vagas, haverá um alojamento destinado ao isolamento de quem testar positivo ao vírus.
Pendências
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis irá disponibilizar a metodologia para ordem de chegada de estudantes na moradia provisória, para que os alunos possam acompanhar a liberação das vagas e sua ocupação. Já a coordenação e direção da CEU I e II irão desenvolver uma proposta em relação ao encaminhamento de estudantes diretamente para os apartamentos livres. Além disso, apresentarão, também, uma orientação para o incentivo ao cadastramento das 457 vagas que ainda não preencheram o censo da CEU. A próxima reunião será na segunda-feira, dia 28.
Notícia originalmente publicada em: https://ufsm.br/r-1-58061