A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, através da Instrução Normativa 01/2020, manteve o pagamento das bolsas PRAE e monitorias, tendo em vista a possibilidade dos bolsistas manterem suas atividades parcial ou totalmente de forma remota.
Dessa forma, recomendamos aos orientadores dos bolsistas e docentes responsáveis pelos monitores, que, de forma conjunta com os estudantes, programem ações remotas e as registrem, na forma de relatórios de atividades, visando a segurança de nossos procedimentos institucionais perante os órgãos de gestão e de controle.
Salientamos que, tendo em vista o caráter formativo da destinação de bolsas e monitorias, atividades de pesquisa e extensão, estudos dirigidos e revisão de procedimentos e documentos administrativos serão legitimados como atividades remotas.
Do mesmo modo, poderá ser declarada a impossibilidade de trabalho remoto com justificativa, nos mesmos parâmetros já aplicados no âmbito da UFSM.
Por fim, renovamos a necessidade do isolamento e distanciamento social para contenção da disseminação da Covid-19, por isso, apelamos aos orientadores que privilegiem as atividades remotas e evitem o sistema de rodízio de bolsistas em laboratórios e projetos, que provocam trânsito e retorno de estudantes para a UFSM e moradias estudantis, comprometendo a segurança de todos.