Ir para o conteúdo Casa do Estudante Ir para o menu Casa do Estudante Ir para a busca no site Casa do Estudante Ir para o rodapé Casa do Estudante

ACESSO E PERMANÊNCIA NA UFSM?

Entre as principais bandeiras do Movimento Estudantil está o Acesso e a Permanência na Universidade. São muitas as propagandas do Governo Federal e das Universidades no que tange à ampliação de vagas e cursos nas universidades, porém, os setores economicamente mais vulneráveis que acessam o ensino pós-médio e superior sentem na pele dia a dia a problemática da permanência.

Os estudantes de cursos técnicos e de graduação da UFSM tem o direito de morar na Casa de Estudante, isso é um direito conquistado e que auxilia muita gente, por mais que os gastos ainda são enormes com materiais em diversos cursos, o que ocasiona uma grande evasão nesses cursos.

No segundo semestre letivo de 2013 nos deparamos com outro problema: Uma estudante pediu ingresso na União Universitária, ela estuda num dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). A PRAE falou para ela que ela não tinha o direito de morar na União, pois, o Programa somente lhe garantia auxílio alimentação e transporte, não sendo garantido auxílio moradia.

Frente a isso a Diretoria da CEU II concedeu uma autorização para usar a união universitária. Nesse momento em diante a PRAE está tentando intervir a todo o momento para tirar essa estudante da UFSM da união, por não concordar que ela possa usufruir desse espaço público. Inclusive estão sendo pegos os números das carteirinhas dos estudantes que a auxiliam na permanência na União, pelos vigilantes e porteiros, segundo informação dos moradores.

Está travado um debate ideológico entre os que defendem que o acesso e a permanência devem ser universais, ou seja, todos que quiserem tem o direito, e os que defendem que esses devem ser limitados. Na segunda visão, entra a defesa de que ela não pode ficar na União, pois, isso abrirá precedentes para que outras pessoas desses cursos venham a entrar na casa.

Na nossa concepção essa pessoa, em particular, deve permanecer na união e a renda dela deve ser avaliada a fim de conseguir o BSE e permanecer na CEU II até o término de seu benefício. Além disso, é dever, de todos nós, lutarmos para garantir que todos os estudantes da UFSM tenham o direito de concorrer às vagas das casas de estudantes.

Pela garantia da permanência de todos os estudantes!

Por direito de Acesso e Permanência de qualidade na UFSM!