Ir para o conteúdo PRAE Ir para o menu PRAE Ir para a busca no site PRAE Ir para o rodapé PRAE

Reformas na Casa de Estudante Universitário (CEU) – Campus Sede

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi contemplada com o envio de recursos via Ministério da Educação (MEC) – devido aos estragos causados pela calamidade das fortes chuvas no Rio Grande do Sul (RS) com impacto na casa de estudante universitário (CEU) – e Programa Aceleração do Crescimento (PAC) que incluem obras de reforma na CEU.  No dia 27/06/2024 estiveram reunidos no Gabinete do Reitor as representações estudantis de CEU I, II, III, Diretório Central dos e das Estudantes (DCE) e Associação da Pós-Graduação (APG), a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) para apresentação do planejamento das obras. A reunião teve como encaminhamento a formação de um “Grupo de Trabalho” – GT de reformas da CEU – dentre os presentes, para acompanhamento, articulação e divulgação das fases de reforma.

Primeira Fase – Reforma de telhado do prédio 36

A previsão é que as obras iniciem com a reforma do telhado do prédio 36 (blocos do 51 ao 55), tendo como ponto de partida o bloco 55 e 54, onde se localizam apartamentos vazios pendentes de finalização. Esses apartamentos, após finalizados, fazem parte da logística necessária de realocação dos(as) moradores(as) do terceiro andar dos demais blocos do prédio 36 (blocos 53 ao 51).

O projeto de reforma do telhado do prédio 36 está em fase de orçamento, não é possível antever o início exato das obras, visto que o processo de licitação e demais encaminhamentos também dependem dos serviços na UFSM após período de greve dos(as) servidores(as). Contudo, a estimativa é que entre 12/2024 e 01/2025, concluído o processo de licitação, a empresa contratada inicie as obras. Todas as fases das obras, bem como a logística de acomodação dos(as) moradores(as) serão previamente organizadas com os(as) envolvidos(as) sob acompanhamento do GT de reformas na CEU.

Segunda Fase – Avaliação de telhado e revisão de calhas do prédio 35

O prédio 35 (blocos do 41 ao 46) terá o telhado avaliado pela PROINFRA, bem como a revisão das calhas. Somente após avaliação e diagnóstico será possível identificar a necessidade de reforma.

Terceira Fase – Avaliação de telhado do prédio 34

O prédio 34 (blocos do 30 ao 35) terá o telhado avaliado pela PROINFRA. O prédio é onde se localizam a maioria dos apartamentos do terceiro andar interditados durante as fortes chuvas do período de calamidade no RS. Após avaliação e diagnóstico será possível identificar a necessidade de reforma total ou parcial, bem como proceder à reforma dos apartamentos interditados durante a calamidade.

Quarta Fase – Apartamentos com necessidade de reforma

Desde o ano de 2023 a Moradia Estudantil/PRAE têm incluído no portal de transparência de vagas apartamentos classificados como “Apto com necessidade de reforma”, são apartamentos identificados pelos(as) moradores(as), atendidos pela manutenção, mas que necessitam não apenas de reparos e sim reforma geral. Até o momento, as reformas gerais de apartamentos estavam sendo realizadas gradativamente, dentro do recurso disponível. Com a chegada do recurso orçamentário será possível realizar um mapeamento das condições de todos os apartamentos, contribuindo inclusive para um cenário real de vagas disponíveis. A PRAE em parceria com a PROINFRA lançou o Edital 23/2024 para seleção de bolsistas da área de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, a fim de dar início a esse trabalho de mapeamento por meio de vistorias in loco nos apartamentos. O trabalho se estenderá pelo menos até o primeiro semestre de 2025 (vistoria em aproximadamente 600 apartamentos), mas servirá de base para um cronograma de reforma de apartamentos e planejamento de logística para realocação de moradores.

Texto Moradia Estudantil/PRAE